Provas do Exame Supletivo serão aplicadas a partir de 03 de abril, em Manaus

Provas serão no Centro Cultural Thiago de Melo/Foto: Divulgação

As provas do exame supletivo ou tradicionalmente chamado de “Provão eletrônico”, direcionado às pessoas que desejam regularizar os estudos e obter a certificação de conclusão dos ensinos Fundamental ou Médio, serão realizadas, exclusivamente, no Centro Cultural Thiago de Mello, localizado na avenida Autaz Mirim, bairro Amazonino Mendes, na Zona Leste de Manaus, a partir do dia 03 de abril deste ano, cujas provas serão aplicadas de segunda à sexta-feira, das 08h00 às 21h00.
A Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), instituição organizadora do exame supletivo, informa que, para os agendamentos já cadastrados no sistema, as provas serão feitas até o dia 30 de março, na sede da Seduc, na avenida Waldomiro Lustoza,   Japiim II, na Zona Sul de Manaus.


Coordenado pela Gerência de Atendimento Educacional à Diversidade, o provão eletrônico é gratuito e realizado por meio de um sistema mediado por computador. O objetivo é possibilitar que pessoas que não tiveram acesso à escolarização ou não conseguiram concluir os estudos no período regular, possam obter a certificação nos níveis Fundamental ou Médio de ensino.

Provas serão no Centro Cultural Thiago de Melo/Foto: Divulgação

Para realizar os exames e obter a certificação de conclusão no Ensino Fundamental, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 15 anos. Para os que desejam obter a certificação de Ensino Médio, a idade mínima exigida para participar do exame é 18 anos.

Agendamentos

As pessoas que tiverem interesse em obter a certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio devem realizar o agendamento prévio das provas, que pode ser feito via internet, no site examesupletivo.seduc.am.gov.br ou de forma presencial, no Centro Cultural Thiago de Mello.

Pela internet, o interessado deverá informar o número de seu CPF (Cadastro de Pessoas Físicas), nome completo, nome da mãe e data de nascimento. Após o cadastro, é possível fazer o pré-agendamento das provas que desejar. O sistema permite ainda a opção de agendamento de provas por disciplinas, em dias diferentes.

Emissão dos certificados

De acordo com o gerente de Atendimento Educacional à Diversidade, Nilton Teixeira, apenas a emissão e o recebimento dos certificados continuará a ser na sede da SEDUC, no Japiim. O resultado pode ser consultado logo após o término do exame.

“Após realizar o exame, o candidato já pode verificar o resultado e se tiver sido aprovado, deverá solicitar o atestado de eliminação, documento que informa se o candidato já está aprovado em todas as disciplinas. Se a pessoa tiver sido aprovada em todas as disciplinas, pode solicitar o certificado de conclusão do ensino Fundamental ou Médio”, explicou Nilton, esclarecendo que antes os exames eram feitos somente de manhã e à tarde e que, com as mudanças, passa também a ser realizado no turno da noite.

Para solicitar o certificado, o candidato deve estar munido da cópia do RG (Registro Geral); do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas); e do comprovante de residência. Os certificados são emitidos em até 30 dias após a realização do exame e entregues na sede da SEDUC, no Japiim 2.

Artigo anteriorAlexandre Moraes toma posse como novo ministro do STF, na vaga de Teori
Próximo artigoDois homens morrem a tiros e um fica ferido na Zona Centro-Oeste de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui