Revisão veicular: 5 itens essenciais que precisam de atenção

Foto: Reprodução/iStock

Levar o veículo para revisão periodicamente é a forma mais segura de evitar acidentes, multas e outros problemas

A manutenção veicular é fundamental para que o automóvel garanta boas condições de tráfego e segurança em qualquer tipo de via ou diante de climas adversos. Portanto, levar o veículo para revisão periodicamente é a forma mais indicada para evitar acidentes e outros problemas.

Mas o que deve ser considerado ao fazer a revisão de um automóvel? Confira os cinco itens indispensáveis!

1. Suspensão

As estradas brasileiras, infelizmente, apresentam diversas inadequações que comprometem o desempenho do veículo. Desníveis e oscilações nas vias acabam exigindo muito mais do carro e de todo o seu sistema de suspensão. Por isso, é fundamental que este item receba uma revisão periódica, de forma a manter o veículo firme quando fizer curvas acentuadas, por exemplo.

2. Freios

Quando o assunto é segurança veicular, os freios exigem uma atenção especial. Antes de realizar viagens mais longas ou pegar pistas que permitam um limite maior de velocidade, é fundamental garantir que as pastilhas e o disco de freio estejam em perfeito estado. O desgaste das pastilhas é natural e decorrente do atrito com o disco de freio, mas a troca e a análise periódica são garantias contra graves acidentes.

3. Iluminação

Ainda que muitas pessoas considerem a iluminação veicular um item essencial para as viagens noturnas, é preciso destacar que elas são igualmente importantes – e obrigatórias – durante o dia. Portanto, é fundamental que todas as lâmpadas estejam em perfeito estado; afinal, rodar com as lâmpadas queimadas é uma infração. Além das lâmpadas convencionais, como faróis e lanternas, a iluminação da placa Mercosul, ou do modelo de placa convencional, também deve estar funcionando, para garantir a visibilidade da identificação.

4. Pneus

Além de garantir uma boa dirigibilidade, os pneus contribuem também para que o carro pare com segurança em qualquer tipo de pista, sem derrapar. Portanto, é necessário observar que pneus carecas não criam atrito com o solo e podem causar acidentes. Por isso, o mais indicado é garantir que o pneu do carro esteja em dia e o TWI (Tread Wear Indicator) ainda não tenha sido atingido. Nesse sentido, ainda que demore um pouco mais, analisar a vida útil dos pneus é muito importante durante a revisão.

5. Óleo

O nível e estado do óleo do carro também devem ser considerados durante uma revisão de rotina. A falta do óleo no motor faz com que as peças móveis, que precisam de lubrificação para funcionar, percam a ação do princípio hidrodinâmico e entrem em contato direto umas com as outras. O tempo dessa movimentação irregular pode trazer sérios danos e chegar a fundir o motor, gerando uma grande despesa para conserto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui