Rosberg vence GP da Itália e fica a 2 pontos da liderança do campeonato

Rosberg(C) fica a dois pontos da liderança/Foto: Reuters
Rosberg(C) fica a dois pontos da liderança/Foto: Reuters
                           Rosberg(C) fica a dois pontos da liderança/Foto: Reuters

Tudo estava encaminhado para Lewis Hamilton aumentar ainda mais sua vantagem no campeonato, mas uma largada ruim deu a chance de que Nico Rosberg precisava para bater o companheiro e diminuir para apenas dois pontos a diferença entre os dois na briga pelo título.


O inglês, que dominou os treinos e parecia amplamente superior ao alemão, chegou a cair para sétimo nas primeiras curvas, mas se recuperou para chegar em segundo no GP da Itália.

A Ferrari chegou a andar em segundo e terceiro em casa, mas não teve ritmo para segurar as posições e ficou com o terceiro lugar com Sebastian Vettel e quarto com Kimi Raikkonen.

Largando em 11º, Felipe Massa conseguiu algumas posições e terminou em nono. Já a corrida de Felipe Nasr acabou logo no início, após um toque com Jolyon Palmer.

Com o resultado, a vantagem de Hamilton, que era de 19 pontos há duas semanas, agora é de dois (250 a 248) com sete provas para o final do campeonato. A próxima etapa será em Cingapura, em duas semanas.

Hamilton larga mal

Depois de ter feito a pole position com quase meio segundo de vantagem, Hamilton largou mal e caiu de primeiro para sétimo. Segundo no grid, Nico Rosberg teve de disputar a primeira freada com Sebastian Vettel, que saiu muito bem do terceiro posto, para garantir o primeiro lugar, diante do alemão e de Kimi Raikkonen.

Valtteri Bottas subiu para o quarto posto, e logo passou a ser pressionado por Hamilton, que se livrara facilmente de Ricciardo. Perez, Massa – que arriscou na primeira curva e ganhou três posições – Alonso e Hulkenberg completavam o top 10. Massa e Alonso tinham a vantagem de estarem usando pneus novos, uma vez que largaram de fora dos 10 primeiros: o brasileiro estava com os macios e o espanhol, com os supermacios.

Felipe Nasr vinha brigando com as Renault quando se tocou com Jolyon Palmer na saída da primeira chicane e teve um pneu furado. O brasileiro tentou continuar, mas acabou abandonando ainda na quinta volta. “Eu estava na frente e senti uma pancada por trás. Não tem nada de diferente que poderia ter feito ali”, disse o piloto da Sauber, que foi punido pela manobra.

Depois de perder várias posições na largada, Verstappen começou a se recuperar, superando primeiro Hulkenberg e depois Alonso para ocupar a nona colocação, atrás de Massa. Mais à frente, Hamilton conseguiu passar Bottas após 10 voltas, quando Rosberg já tinha aberto 11s em relação ao companheiro na frente.

Estratégia diferente da Mercedes

Após as primeiras paradas, Rosberg manteve a ponta e as Ferraris continuaram em segundo e terceiro, mas a Mercedes deixou claro que faria um pit stop a menos com seus pilotos, pois tanto Nico quanto Hamilton colocaram os pneus médios, enquanto as Ferraris optaram pelo supermacio. O inglês voltou em quarto, à frente de Bottas, Ricciardo, Perez, Verstappen, Massa e Grosjean.

Vettel voltou aos boxes na volta 34 para colocar os pneus macios e ir até o final da prova, o mesmo acontecendo com Raikkonen no giro seguinte. Com isso, ambos os pilotos foram superados por Hamilton e não tiveram ritmo para se recuperar.

Classificação final do GP da Itália:

1. Nico RosbergALE Mercedes-Mercedes53 voltas 1h 17m 28.089s
2. Lewis HamiltonING Mercedes-Mercedes+15.0s
3. Sebastian VettelALE Ferrari-Ferrari+20.9s
4. Kimi RaikkonenFIN Ferrari-Ferrari+27.5s
5. Daniel RicciardoAUS Red Bull-TAG Heuer+45.2s
6. Valtteri BottasFIN Williams-Mercedes+51.0s
7. Max VerstappenHOL Red Bull-TAG Heuer+54.2s
8. Sergio PerezMEX Force India-Mercedes+64.9s
9. Felipe MassaBRA Williams-Mercedes+65.6s
10. Nico HulkenbergALE Force India-Mercedes+78.6s

11. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari+1 volta
12. Jenson ButtonING McLaren-Honda+1 volta
13. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari+1 volta
14. Fernando AlonsoESP McLaren-Honda+1 volta
15. Carlos Sainz JrESP Toro Rosso-Ferrari+1 volta
16. Marcus EricssonSUE Sauber-Ferrari+1 volta
17. Kevin MagnussenDIN Renault-Renault+1 volta
18. Esteban OconFRA MRT-Mercedes+2 voltas

Não completaram a prova

Rtd. Daniil KvyatRUS Toro Rosso-Ferrari+17 voltas
Rtd. Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes+27 voltas
Rtd. Jolyon PalmerING Renault-Renault+46 voltas
Rtd. Felipe NasrBRA Sauber-Ferrari+47 voltas

Artigo anteriorTransporte coletivo do entorno da Arena e Sambódromo terá operação diferenciada
Próximo artigoCETAM abre inscrições para Curso de Tutoria, com 400 vagas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui