Salões fechados: 4 cuidados com os cachos durante a quarentena

Na transição do verão para outono, os cabelos cacheados e crespos pedem cuidados especiais mesmo em casa - foto: divulgação

Devido a pandemia do novo coronavírus, diferentes setores de serviços considerados não essenciais estão fechados com o objetivo de inibir a transmissão da Covid-19.

Neste período, salões de beleza e outros serviços relacionados a saúde capilar e corporal ainda se mantém fechados, mesmo diante de decreto presidencial. Cuidar dos cabelos em casa, portanto, se tornou essencial.

Como a quarentena foi instituída entre o fim do verão e o início do outono e, a mudança climática interfere diretamente na saúde dos fios, especialmente os cacheados e crespos, alguns cuidados especiais precisam ser observados no dia a dia para manter os cabelos cheios de vida da raiz às pontas. Confira:

Lavagem periódica

Se no verão existe o costume de lavar os cabelos todos os dias devido ao suor e frequência na academia, por exemplo, no período de quarentena, em casa, é necessário mudar este hábito. Os cachos devem ser lavados, em média, três vezes por semana apenas. Dessa forma, você garante que os fios não perderão os nutrientes ao serem submetidos a muitas lavagens.

Para a higienização, foque sempre no couro cabeludo de forma a retirar a gordura dos fios. Prefira água morna e não esfregue a raiz dos cabelos com as unhas. Além disso, prefira produtos próprios para o seu tipo de cabelo.

Tratamentos caseiros

Especialmente neste período, há muitas dicas e receitas caseiras para tratar o cabelo em casa. Contudo, observe bem os nutrientes e evite fazer misturas mirabolantes nos fios, para não prejudicar as características naturais. Os cabelos cacheados e crespos são, naturalmente, mais secos nas pontas e, por isso, tratamentos que devolvem maciez, brilho e força podem ser realizados.

Hidratação, nutrição e reconstrução são os mais comuns. Com eles é possível criar um cronograma capilar para tratamento em casa. Selecione produtos que atendam às peculiaridades do seu cabelo e trace uma estratégia quinzenal ou mensal, intercalando os tratamentos.

Hora da finalização

Após lavar e tratar os cabelos, é preciso finalizá-los para que mantenham a formatação definida. O mais indicado é o uso de um creme para pentear ou um ativador de cachos. Com nutrientes, eles também são poderosos para manter os cabelos sempre bonitos e saudáveis.

É indicado sempre finalizar os cachos e crespos com os fios ainda molhados. Você pode usar a técnica de finalização que desejar, como a fitagem ou outra.

Secagem ideal para os fios. Com a chegada do outono, o clima muda e a temperatura cai. Por isso, após a lavagem e o tratamento, o ideal é retirar uma boa parte da umidade dos cachos usando uma camiseta de algodão, pois esta peça inibe o frizz.

Devido a temperatura mais fria, se desejar também pode secar os fios com secador acoplando um difusor para manter a formatação dos cachos ou, se preferir cachos ainda mais modelados e abertos, poderá usar um modelador de cachos. Em ambos os casos, usar um produto protetor térmico é ideal para garantir a saúde dos fios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui