Saúde e cultura estão entre as emendas apresentadas pela vereadora Rosi Matos

Vereadora Rosi Matos (PT)
Vereadora Rosi Matos (PT)
Vereadora Rosi Matos (PT)

A vereadora Rosi Matos (PT) apresentou nesta segunda-feira (19) cinco emendas ao Projeto de Lei N°113/2014 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do município para o exercício de 2015. As emendas da parlamentar contemplam três importantes demandas que estão entre as temáticas mais debatidas e requisitadas pela sociedade manauara: educação, saúde e cultura.


No que se refere à educação, a vereadora Rosi Matos pensou em proporcionar mais tranquilidade às mães que trabalham diariamente oferecendo um local adequado e seguro para seus filhos. Com esse intuito, a parlamentar vê a necessidade de incluir o auxílio-creche para mães trabalhadoras de baixa renda. Nesse sentido, a proposta da Emenda N° 087 sugere ao poder público municipal uma prática já adotada por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) que, por não dispor de vagas nas creches para os filhos de suas funcionárias, adotam o auxílio-creche para viabilizar e/ou custear o pagamento de uma pessoa para cuidar da criança.

Para a área educacional, a vereadora Rosi Matos apresenta a Emenda N° 091 criando um programa de Visitação e Exposição de Cientistas às Escolas Municipais, a ser efetivado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), buscando despertar e incentivar os alunos para a carreira científica.

A construção de um hospital de atendimento específico para crianças em Manaus é uma das principais metas apontadas pela vereadora Rosi Matos com a aprovação da Emenda N°088, a qual prevê a Criação do Hospital da Criança em Manaus. Para a vereadora, o município poderá contribuir com o serviço de saúde pública aumentando a oferta de atendimentos na rede municipal. A proposta é atender 1.500 crianças em hospitais exclusivos ao público infantil, tendo em vista que, atualmente somente o Governo do Estado oferece este serviço nos hospitais, SPA’s e PSC’s.

Outra proposta a ser incluída no Programa de Saúde da Prefeitura de Manaus através da Emenda N°090, beneficia os trabalhadores da área de limpeza urbana, respeitosamente chamados de “garis”. Cabe ao Poder Executivo Municipal observar a inclusão da ação “Valorização e cuidados com a saúde dos Garis”, através da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), promovendo palestras e campanhas de conscientização à prevenção e cuidados com a saúde. Igualmente, determinar às empresas prestadoras de coleta e tratamento do lixo, a disponibilização e a exigência do uso de equipamentos próprios de proteção à saúde desses trabalhadores.

No mundo do trabalho, um dos focos da vereadora Rosi Matos é sempre lutar pelo bem estar do trabalhador. Diante disso, com um olhar diferente para o aspecto cultural, em especial para a valorização dos artistas locais, a parlamentar propõe por meio da Emenda N°089, destacar a importância de implantar Casas de Cultura, através da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos. O objetivo dessa Emenda é criar espaços físicos de modo a incentivar os artistas a desenvolverem atividades para sensibilizar crianças, jovens e adultos com a promoção de palestras, oficinas e work shops sobre a importância da cultura na sociedade. Desse modo, a implantação de quatro Casas de Cultura oportunizará as exposições dos artistas profissionais, amadores e artesãos.

Artigo anteriorMelo manda recado por boatos espalhados sobre fim de programas sociais
Próximo artigoMenino de 7 anos morre após cair do 4º andar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui