Secretaria de Cultura leva alegria com o Pit Stop do 3° Festival de Circo do Amazonas

Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Circo é alegria, diversão, encantamento e emoção. Com essas definições postas em prática, os artistas circenses levaram suas apresentações de malabares, palhaços, perna de pau e fanfarra à avenida Djalma Batista, na sexta-feira (24/03), às 17h, e conquistaram o sorriso do público na rua.


O Pit Stop realizado em uma das principais vias da cidade convidou o público a prestigiar o 3° Festival de Circo do Amazonas, que terá abertura oficial neste neste domingo (26/03), às 17h, com o espetáculo gratuito “A excêntrica família de Clowns” de Hely Pinto, no Teatro da Instalação, na rua Frei José dos Inocentes s/n, bairro Centro.

O festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e tem por objetivo levar a arte circense a todos os lugares, além de valorizar os artistas da categoria. De acordo com o gerente de eventos da Secretaria de Cultura, Denis Carvalho, o Pit Stop é só o começo de uma programação diversa do festival.

Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

“O Governo lançou essa programação completa, que vai se estender até o dia 2 de abril e, temos esse papel importante de levar a arte circense para as pessoas”, conta. “Também aproveito para convidar a todos a prestigiarem as próximas apresentações, que são totalmente gratuitas e divertidas. Vem pro circo”, diz o gerente de eventos.

Alegria

Para o artista Cleciano Cardoso, diretor da empresa Cle Cle Eventos, estar nas ruas com a população é um trabalho gratificante, por proporcionar a oportunidade de levar um pouco de alegria à rotina das pessoas.

“Nos dedicamos para alcançar a todos por meio da arte. Levamos a alegria à rotina das pessoas que, muitas vezes, pode estar sendo exaustiva e até triste. Fazer as pessoas sorrirem enquanto caminham ou param no trânsito é uma sensação de dever cumprido e, convidar a população para prestigiar nosso trabalho, é valorizar essa arte que se preocupa com a felicidade de cada espectador. Fazer o outro sorrir é uma tarefa incrível”, conta o artista.

Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Além do espetáculo de abertura, a programação vai até o dia 2 de abril, se estendendo ao Circo Kroner, montado no estacionamento da Arena Amadeu Teixeira, no bairro de Flores. De segunda a sexta-feira (27 a 31/03), das 9h às 11h, alunos da rede pública de ensino terão a oportunidade de prestigiar atrações promovidas pela Associação dos Artistas Circenses do Amazonas, que serão levadas ao picadeiro do circo em turnê em Manaus.

Durante a semana, os artistas circenses locais vão levar animação, encantamento e magia aos hospitais, instituições filantrópicas, comunidades da área urbana e à Vila do Engenho, Novo Remanso e Lindóia, ambos em município de Itacoatiara (distante 250 quilômetros de Manaus).

A capacitação de artistas circenses também faz parte da programação do festival, que irá oportunizar oficinas gratuitas de malabares, acrobacia aérea, palhaçaria, pirofagia e de preparo físico para o circo. As atividades serão realizadas no Centro Cultural Barravento, na rua Jonathas Pedrosa, na Praça 14. As inscrições no link (https://forms.gle/YmbqXJqb2VpRDqo98)

Foto: Marcio James (Secretaria de Cultura e Economia Criativa)

Na sexta-feira (31/03), sábado e domingo (1° e 02/04), a partir das 17h, a programação segue para o Parque Rio Negro, na rua Beira Mar, no bairro do São Raimundo. O local irá receber atrações circenses e espetáculos abertos ao público.

O Teatro Amazonas entra na programação do festival, no domingo (02/04), às 11h, com a apresentação do espetáculo “Sarau do Feupuudo”. Entrada gratuita.

Artigo anteriorSepror e Sebrae promoverão cursos de beneficiamento de pescado em Rio Preto da Eva
Próximo artigoMoradores fazem protesto na Zona Leste de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui