Serviço de coleta agendada retoma atendimento via WhatsApp

Foto: Márcio James / Semcom

O serviço de Coleta de Grandes Objetos, da Prefeitura de Manaus, visa recolher de forma programada sofás, fogões, colchões, camas e outros itens que costumam ser deixados em áreas públicas ou acabam sendo jogados nos igarapés da capital. Coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a modalidade foi suspensa devido a pandemia de Covid-19 e agora retorna para atendimentos agendados a todas as zonas da cidade.


Desde o início do projeto, em maio de 2019, já foram realizados 3.482 atendimentos nas portas das residências, gerando a coleta de 14.799 objetos, até o fim de setembro de 2020. Entre pedidos de informação e cadastramento, foram feitos 6.621 atendimentos pelo serviço.

O cidadão que precisa se desfazer de objetos grandes, como eletrodomésticos e móveis, pode solicitar a coleta agendada via mensagens de WhatsApp pelos números: 98415-9563 e 98459-5618. Gratuito à população, o trabalho é realizado pelas concessionárias Marquise e Tumpex.

Foto: Márcio James / Semcom

Com o descarte de sete aparelhos televisores, um aparelho de som, um monitor e outros itens menores, o estudante Mateus Mamede, 18, acompanhou a coleta agendada em sua casa. “Há muito tempo minha avó queria se desfazer dessas sucatas, mas também não queria descartar esse lixo de forma incorreta. Com o retorno do serviço, nós entramos em contato e passamos todos os itens. Ficamos felizes em saber que esse material deve ser reciclado e não tem perigo de ir parar em igarapés, por exemplo”, disse.

Reaproveitamento

Além de contribuir para a limpeza da cidade, esse serviço ainda gera benefício aos catadores de materiais recicláveis. A ideia da prefeitura é enviar a núcleos e grupos de catadores materiais que possam ser reaproveitados ou deem origem a um novo produto. Antes de levar os objetos recolhidos ao aterro sanitário, esses materiais passam pela triagem de grupos de catadores.

Artigo anteriorCoronel Menezes recebeu ‘vaquinha’ de mais de R$ 8 mil para campanha
Próximo artigoBeto D’Ângelo deve melhorar iluminação pública em Manacapuru

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui