Serviço de coleta agendada retoma atendimento via WhatsApp

Foto: Márcio James / Semcom

O serviço de Coleta de Grandes Objetos, da Prefeitura de Manaus, visa recolher de forma programada sofás, fogões, colchões, camas e outros itens que costumam ser deixados em áreas públicas ou acabam sendo jogados nos igarapés da capital. Coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), a modalidade foi suspensa devido a pandemia de Covid-19 e agora retorna para atendimentos agendados a todas as zonas da cidade.

Desde o início do projeto, em maio de 2019, já foram realizados 3.482 atendimentos nas portas das residências, gerando a coleta de 14.799 objetos, até o fim de setembro de 2020. Entre pedidos de informação e cadastramento, foram feitos 6.621 atendimentos pelo serviço.

O cidadão que precisa se desfazer de objetos grandes, como eletrodomésticos e móveis, pode solicitar a coleta agendada via mensagens de WhatsApp pelos números: 98415-9563 e 98459-5618. Gratuito à população, o trabalho é realizado pelas concessionárias Marquise e Tumpex.

Foto: Márcio James / Semcom

Com o descarte de sete aparelhos televisores, um aparelho de som, um monitor e outros itens menores, o estudante Mateus Mamede, 18, acompanhou a coleta agendada em sua casa. “Há muito tempo minha avó queria se desfazer dessas sucatas, mas também não queria descartar esse lixo de forma incorreta. Com o retorno do serviço, nós entramos em contato e passamos todos os itens. Ficamos felizes em saber que esse material deve ser reciclado e não tem perigo de ir parar em igarapés, por exemplo”, disse.

Reaproveitamento

Além de contribuir para a limpeza da cidade, esse serviço ainda gera benefício aos catadores de materiais recicláveis. A ideia da prefeitura é enviar a núcleos e grupos de catadores materiais que possam ser reaproveitados ou deem origem a um novo produto. Antes de levar os objetos recolhidos ao aterro sanitário, esses materiais passam pela triagem de grupos de catadores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui