Agentes da Defesa Civil do Estado realizou simulado de deslizamento de terras no Município de Autazes (distante 107 quilômetros de Manaus), como parte prática do segundo treinamento para a implantação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC), que encerra nesta quinta-feira (25/01).
O objetivo da ação foi alertar a população para os perigos de morar em áreas de risco e os procedimentos adequados durante a ocorrência do desastre. Órgãos da esfera Estadual e Municipal também participaram do evento.
“Esse simulado foi fundamental para reforçar na população a percepção do risco e treinar os órgãos para atuarem de forma conjunta em casos de ocorrências, reduzindo o tempo de resposta ao desastre”, afirmou o secretário do órgão, Fernando Pires Júnior.
A iniciativa contou com o apoio de órgãos das áreas da saúde, educação, meio ambiente, policia militar, guarda civil e voluntários. Um total de 35 pessoas participaram da encenação, que reproduziu um deslizamento de terras com múltiplas vítimas. O tipo de desastre foi escolhido devido ao grande número de ocorrências dessa natureza no município.