TRE-AM recebe novas urnas eletrônicas

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) recebeu nesta segunda-feira (21) mais uma remessa das novas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições de 2022.


Para o Chefe da Seção de Urnas Eletrônicas do TRE-AM, Herbert Van do Rosário, a atualização de equipamentos vai trazer mais segurança, velocidade na apuração e, principalmente, conforto para os eleitores.

As inovações da UE2020 começam já na construção física. Ela possui baterias que não demandam recargas a cada quatro meses de armazenamento e que têm vida útil mais longa, o que diminui custos de manutenção. Também passa a usar pen drives como mídias de aplicação, o que facilita a logística. O processador é mais rápido e o teclado possui duplo fator de contato, que permite detectar erros em caso de mau contato ou curto-circuito na tecla.

Também é possível acoplar um equipamento para que, um dia, eleitores tetraplégicos possam votar por meio do movimento dos olhos e da boca. Além disso, o perímetro criptográfico do modelo UE2020 foi certificado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil.

Isso significa que um laboratório certificado pelo Instituto Nacional de Pesos e Medidas (Inmetro) – no caso, o Laboratório de Aplicações Tecnológicas para o Setor Produtivo Industrial (Laspi), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – fez uma avaliação do programa embarcado e do código-fonte e verificou que estes atendem plenamente aos requisitos do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), que define as regras da ICP-Brasil.

O algoritmo criptográfico da urna também foi trocado para o tipo E521, ou EdDSA, considerado um dos mais apurados atualmente disponíveis.

Artigo anteriorSeas recebe mais de 300 mil absorventes para campanha de combate à Pobreza Menstrual
Próximo artigoTrabalhadores da Samsung ‘pintam paredes’ depois do expediente, diz Sindicato

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui