Vacinação contra febre aftosa, vai cobrir 400 mil cabeças de gado, no AM

Nova etapa da campanha pretende vacinar 400 mil cabeças der gado/Foto: Arquivo

A Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror) e da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), estão intensificando as ações de combate e erradicação da febre aftosa, e, nesse sentido, será realizada, amanhã, sexta-feira (11), a cerimônia de lançamento da campanha contra a doença, na Propriedade Rural Pedro Arruda, no Km 22, da BR-319, no município de Careiro Castanho, às 09h00.
O período oficial de imunização, será iniciado no dia 15 de março e vai até 30 de abril, abrangendo numa primeira etapa, 41 municípios amazonenses, com a vacinação de aproximadamente 445 mil cabeças de gado.


Com a ação, o Amazonas pretende alcançar o status de “estado livre” da doença. A campanha segue o calendário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na maioria dos municípios, a vacina deverá ser adquirida diretamente nas casas agropecuárias credenciadas. Em outra parcela, a revenda da dose será adquirida nas unidades do Idam local.

Sobre a doença – A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos. A doença é causada por um vírus, que pode se espalhar rapidamente, caso as medidas de controle e erradicação não sejam adotadas logo após a sua detecção. O vírus também pode ser transportado pela água, ar, alimentos, pássaros e pessoas (mãos, roupas e calçados) que entraram em contato com os animais doentes.

A erradicação da febre aftosa abre perspectivas para uma maior rentabilidade das empresas rurais, cria oportunidade para o crescimento da produção animal, com melhores fluxos de distribuição além de evitar impactos sociais e econômicos que a doença traz para os pecuaristas.

Municípios onde a vacina será adquirida por meio do Idam – Alvarães, Amaturá, Anamã, Anori, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Beruri, Boa Vista do Ramos, Borba, Caapiranga, Coari, Codajás, Fonte Boa, Itapiranga, Japurá, Jutaí, Maraã, Nova Olinda do Norte, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, São Sebastião do Uatumã, Silves, Tabatinga, Tefé, Tonantins, Uarini.

Municípios em que as vacinas serão adquiridas por meio das casas agropecuárias credenciadas – Autazes, Barreirinha, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Maués, Nhamundá, Parintins, Rio Preto da Eva, Urucará, Urucurituba.

Artigo anteriorSuframa perde último recurso e vai devolver taxa cobrada de empresas
Próximo artigoTO: Casal é preso suspeito de aplicar golpes de R$ 2,8 mi em leilões de gado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui