Venda online de mercúrio usado por garimpeiros ilegais será investigada

Foto: Recorte

A venda pela internet de mercúrio usado por garimpeiros ilegais será investigada. A ação foi aberta por procuradores do Ministério Público Federal (MPF) que trabalham contra a mineração ilegal de ouro na região amazônica.


A comercialização do produto está sendo feita pelo Mercado Livre, a maior plataforma de comércio eletrônico da América Latina. O MPF recomendou que o Mercado Livre proíba anúncios de mercúrio em sua plataforma ou informe às autoridades quem os está colocando, estabelecendo melhores controles sobre o comércio do que chamou de “um poluente extremamente perigoso”.

Os garimpeiros na Amazônia utilizam mercúrio líquido para aglutinar as partículas de ouro e separá-las de outros minérios e da sujeira em escavações na floresta tropical. O mercúrio polui rios e envenena peixes, alimento básico para as comunidades indígenas na Amazônia, onde estudos mostram mulheres e crianças com níveis perigosamente altos de mercúrio no sangue.

O mercúrio é uma substância controlada no Brasil e sua venda sem registro de origem e uso é ilegal. O Brasil não produz mercúrio, que precisa ser importado, e as compras ilegais são feitas pela internet em plataformas como o Mercado Livre.

.“Assim que identificados, tais anúncios são excluídos e o vendedor notificado, podendo ser banido da plataforma”, disse o Mercado Livre em comunicado.

Artigo anteriorPrefeitura de Borba revitaliza bairros da cidade
Próximo artigoPrefeitura inicia atividades no Parque Municipal do Idoso em 30 de janeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui