Vereadores aprovam criação do Domicílio Tributário Eletrônico em Manaus

Vereadores aprovam Domicílio Eletrônico em Manaus/Foto: Tiago Correa

Os vereadores aprovaram, em regime de urgência, em Sessão Extraordinária, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei nº 186/2016, do Executivo Municipal, que cria o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) em Manaus, a exemplo da ferramenta já usada pela administração tributária da União, de Estados e municípios brasileiros.
O Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) é uma funcionalidade eletrônica que possibilitará a prática de atos e termos processuais de forma eletrônica, cujo acesso será restrito aos usuários autorizados e portadores de certificação digital, de forma a garantir o sigilo, a identificação, a autenticidade e a integridade das comunicações, como explica a Mensagem do Executivo.


Vereadores aprovam Domicílio Eletrônico em Manaus/Foto: Tiago Correa

Conforme o líder do Governo, vereador Elias Emanuel (PSDB), a proposta faz parte do projeto maior do Município: o “Cidade Digital”. “Hoje, para o empresário acompanhar o trâmite de um processo dentro da Prefeitura, tem que procurar a Semef (Secretaria Municipal de Finanças) e todas as outras secretarias. Com o DT-e, ele vai poder fazer tudo isso do próprio escritório dele. Isso já é realidade na Receita Federal, no Estado e agora a prefeitura também faz essa facilidade para os empreendedores”, destacou.

A partir da ferramenta e mediante assinatura eletrônica, o contribuinte poderá, por exemplo, fazer consulta a pagamentos efetuados, verificar situação cadastral, fazer consulta tributária, checar impugnação e recurso em matéria tributária, entre outros serviços disponibilizados pela Semef.

Artigo anteriorCampanha do Detran-AM pede cautela aos motoristas durante as festas de fim do ano
Próximo artigoCientistas descobrem novo órgão no corpo humano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui