Workshop de Pesquisas da Universidade da Terceira Idade termina hoje(07)

Palestrante médico Euler Ribeiro/Foto: Divulgação
Palestrante médico Euler Ribeiro/Foto: Divulgação
Palestrante médico Euler Ribeiro/Foto: Divulgação

O 1º Workshop de Pesquisas sobre Envelhecimento e Longevidade no Amazonas, promovido pela Universidade Aberta da Terceira Idade UnaTI/UEA, foi aberto ontem (06), e será encerrado hoje, sexta-feira (07), com uma extensa programação de palestras, reunindo diversos pesquisadores, incluindo a Universidade Aberta da Terceira Idade do Rio de Janeiro, (UnATI/UERJ), a Universidades do Porto em Portugal e Leon da Espanha, e de Tóquio.

Sediado no Auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o evento tem como coordenador o médico e professor da UnaTI, Euler Ribeiro, reconhecido internacionalmente por pesquisas sobre longevidade. Euler abriu os trabalhos palestrando sobre o contexto das pesquisas gerontológicas no Brasil e no Amazonas. Apontando que em 2007, o IBGE publicou que no município de Maués, 1% da população estava acima de 90 anos, enquanto que ao redor do mundo, este índice de pessoas na mesma faixa etária, era de 0,5% (meio por cento). O que levou a concluir que, em Maués as pessoas estavam vivendo mais do que no restante do mundo.


“Por conta disso, a UnATI/UEA, setor agregado a reitoria, começou a desenvolver uma pesquisa para saber o porquê estas pessoas no interior do Amazonas, utilizando-se apenas  da floresta e do rio, estariam vivendo mais que outras. A partir daí, estudamos a genética, o comportamento da relações humanas, o sono reparador, os exercícios e a dieta dessas pessoas, concluindo que tudo isso tem acontecido por dois grandes fatores . O meio ambiente de um lado e do outro os exercícios e dieta amazônica baseada em farinha de mandioca, peixes e frutos da floresta” relatou.

Palestrando sobre o Fomento a Pesquisas Científicas na Região Amazônica, a Diretora Técnica-Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Andrea Waichman, resumiu que os investimentos nas áreas de pesquisa na Amazônia são muitos. “Especificamente na área de gerontologia e longevidade, sobretudo, pesquisas de estudos feitas pela (UnATI/UEA),  pelo médico Euler Ribeiro em parceria com outras universidades nacionais e internacionais, investimos em quatro anos, R$ 350 mil, além do apoio com passagens aéreas e realizações de eventos, acreditando que estas pesquisas são fundamentais para o desenvolvimento social do nosso Estado”, enfatizou.

Artigo anteriorCampanha de Vacinação Antirrábica, ultrapassa todas as expectativas, em Manaus
Próximo artigoMais de 300 mil usuários prejudicados com paralisação da Global

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui