Campanha de Vacinação Antirrábica, ultrapassa todas as expectativas, em Manaus

Vacinação antirrábica, em Manaus/Foto: Divulgação
V
Vaçinação antirrábica, em Manaus/Foto: Divulgação

O resultado da Campanha Anual de Vacinação Antirrábica, em Manaus, superou a meta de vacinar 206.568 animais, estabelecida pelo Ministério da Saúde, de acordo com anúncio foi feito, ontem (06), pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).  Ao todo, nas zonas urbana e rural, foram vacinados 228.172 animais. De acordo com o fechamento dos números por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), 171.125 cães e 57.047 gatos foram vacinados, nas quatro zonas geográficas da cidade e na zona rural.

A maior incidência de cães e gatos, relatou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão, foi na zona Norte de Manaus, onde foram vacinados 52.721 cães e 16.800 gatos. “Nós intensificamos o trabalho este ano com o objetivo de proteger os animais da Raiva, uma zoonose de etiologia viral, transmitida ao ser humano através do contato com a secreção salivar, por mordida, lambida e arranhões dos mamíferos doentes. Apesar de, atualmente, quase não haverem registros de casos de raiva no Brasil, é fundamental que ocorra a vacinação nos animais, já que essa é uma doença 100% letal”, frisou.


A campanha iniciou no dia 26 de setembro com a atuação de 95 duplas de vacinadores que visitaram as casas da área urbana de Manaus para aplicar a vacina. O Centro de Zoonoses adotou uma prerrogativa para vacinar os animais. Só cães ou gatos com mais de 90 dias de vida, foram vacinados. As duplas de vacinadores atuaram de segunda-feira a sábado.

Os criadores de animais que, por algum motivo, não conseguiram participar da vacinação, podem procurar a sede do CCZ que fica na avenida Brasil s/n, Compensa 1, próximo à feira coberta e à sede da Semulsp. “Nós funcionamos o ano inteiro, exatamente, para atender donos de animais que muitas vezes não estão em casa, no momento da visita dos nossos vacinadores”, completou o diretor do Centro de Controle de Zoonoses, Francisco Zardo.

Artigo anteriorFim de semana do ‘Zero Grau’ está recheado de MPB e bolero
Próximo artigoWorkshop de Pesquisas da Universidade da Terceira Idade termina hoje(07)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui