


A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai intensificar, neste biênio 2015-2016, o trabalho de aproximar a população do Poder Legislativo Municipal, de resolver os problemas, in loco, e de os vereadores estarem sempre presentes nas comunidades, alinhado com o governo do Estado e Prefeitura de Manaus.
Foi o que deixou claro, na manhã de hoje, terça-feira (03), o presidente, em exercício, do Legislativo Municipal, vereador Hiram Nicolau (PSD), ao representar a CMM, na solenidade de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, quando o governador José Melo (Pros), fez a leitura da Mensagem Governamental, no plenário Ruy Araújo, para uma plateia formada por autoridades governamentais, não governamentais, deputados, secretários de governo, assessores e populares.
Hiram Nicolau ressaltou que os vereadores não estão sendo omissos quanto aos anseios da população. “Estamos nas ruas juntos com o prefeito Arthur Neto (PSDB). E a intenção é nos aproximar cada vez mais da população e mostrar a ela que nós temos uma Câmara Municipal presente e ativa na nossa cidade”, disse.
Nicolau, que assume como prefeito na tarde desta terça-feira (3) e fica no cargo de prefeito em exercício na ausência do prefeito Arthur Neto e do presidente da Câmara titular, Wilker Barreto (PHS), que estão fora do Estado, explicou que a Câmara trabalha alinhada aos projetos do governo do Estado. “O governador (José Melo) tem, por questões partidárias e ideológicas, uma base grande também na Câmara. Estamos entrando em uma nova fase, em uma fase de entendimento, e isso nos deixa felizes demais”, afirmou.
Segundo o presidente da Câmara em exercício também existe um entendimento grande entre o prefeito Artur Neto e o governador José Melo e, por causa disso, a base do prefeito é base de Melo (governador) também. “Por isso esperamos poder caminhar juntos para conseguir os avanços que a população tanto espera”, assegurou.
Abertura do ano legislativo
Em sua mensagem governamental, que marcou a abertura da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o governador José Melo (Pros) destacou o papel do legislativo estadual para os projetos do governo, prioridades e os desafios. A sessão foi conduzida pelo presidente da Aleam, Josué Neto (PSD).
Melo anunciou investimentos a serem feitos na sua administração em programas nas áreas de saúde, educação, segurança e de assistência social. Entre eles, a construção de 30 escolas de tempo integral e a estimativa da entrega de 18 delas ainda neste ano. O governador manteve o compromisso de elevar até chegar a 30% em 2018, gradativamente, o orçamento para a área.
Na segurança, citou a ampliação do Ronda no Bairro, com a realização de novo concurso público com cinco mil vagas na área da segurança pública.
O governador destacou também que pretende economizar R$ 700 milhões por ano, com a reforma administrativa que está sendo concluída pelo governo e que irá anunciar dentro dos próximos dias.
José Melo também tranquilizou o movimento indígena, ao dizer que não pretende acabar com as políticas públicas destinadas aos indígenas, “mas aprimorar os serviços para os irmãos indígenas”.
Em seu discurso também ressaltou as políticas e metas das áreas social, destacando o papel da primeira-dama, Edilene de Oliveira, sua esposa nas ações sociais. Destacou o programa “Terra Produtiva”, com mais oferta de assistência técnica e crédito, com apoio especialmente ao desenvolvimento da piscicultura, e das iniciativas nas áreas de cultura e do esporte, infraestrutura e habitação.