Adaf encerra inquérito sorológico e descarta circulação viral da febre aftosa no AM

Testagem aconteceu em 2.937 bovinos de 6 a 24 meses - Foto: Divulgação/Adaf

Atendendo às diretrizes do Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (Pnefa) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) descartou, por meio da realização de inquérito sorológico, a circulação viral da febre aftosa em 49 municípios do Amazonas. A testagem abrangeu 2.937 bovinos de 6 a 24 meses.


Composto por 12,8 mil produtores ativos, o bloco 2 teve 330 propriedades participando do estudo, iniciado em setembro do ano passado e finalizado em janeiro deste ano. A última sorologia do tipo havia ocorrido em 2020, nos municípios do bloco 1 (Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Manicoré, Novo Aripuanã, Pauini, Guajará, Envira, Eirunepé, Ipixuna, Itamarati e parte de Tapauá), já reconhecidos internacionalmente como zona livre de febre aftosa sem vacinação.

Foto: Divulgação/Adaf

Segundo o médico veterinário e fiscal agropecuário da Adaf, Laércio dos Reis, que integra a Gerência de Defesa Animal (GDA), o objetivo da coleta sorológica é detectar a circulação do vírus da febre aftosa no estado do Amazonas.

Realizado o procedimento, o material foi encaminhado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), sediado na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Status sanitário

Com 49 municípios, o bloco 2 do Pnefa possui o status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação e registrou na última campanha de imunização contra a doença uma cobertura vacinal de 93,76%. O elevado índice vacinal reflete o compromisso dos produtores rurais com a sanidade do rebanho local e a defesa agropecuária do Estado.

Artigo anteriorGrave acidente entre ônibus e carreta deixa duas pessoas presas nas ferragens em Manaus
Próximo artigoNa volta do recesso, vereadores são recebidos por móveis novos na CMM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui