Amazonas Cidades Economia

Ageman pede que Águas de Manaus suspenda multa aplicada a consumidor

Águas de Manaus deve suspender multa aplicada indevidamente a consumidor/Foto: Ageman
Avatar
Escrito por Redação II

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) notificou a empresa Águas de Manaus para que suspenda de forma imediata a multa aplicada a um consumidor que foi acusado pela concessionária de ter violado o lacre do hidrômetro do imóvel onde mora no bairro São Jorge, zona Centro-Oeste de Manaus.

Segundo reclamação encaminhada à Ouvidoria da Agência, o usuário recebeu da Águas de Manaus uma Notificação de Infração de Ligação de Água e/ou Esgoto (NILA) em que a empresa alega que houve a violação do lacre. O consumidor encaminhou defesa e o recurso foi considerado improcedente pela Concessionária.

Com base no Manual de Prestação de Serviços e Atendimento ao Consumidor da Concessionária (MPSAC), além da suspensão imediata da multa aplicada ao cliente, a Ageman notificou a empresa e concedeu um prazo de cinco dias úteis, para que apresente esclarecimentos sobre o fato denunciado à Agência.

O não cumprimento do prazo poderá implicar na aplicação de sanções administrativas nos termos previstos no Contrato de Prestação de Serviços Públicos de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Município.

Águas de Manaus deve suspender multa aplicada indevidamente a consumidor/Foto: Ageman

O diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho, explicou que todo usuário mesmo já tendo recorrido à concessionária, pode também acionar a Agência de Regulação a fim de contestar as Notificações de Infração de Ligação de Água e/ou Esgoto.

“Em todo o momento o usuário pode reclamar para a Agência Reguladora, na Ouvidoria, mas no caso em questão, o MPSAC tem regras muito claras e a empresa por direito legal tem que dar ampla defesa e o contraditório ao usuário, então ele pode fazer o recurso à empresa, essa por sua vez faz a análise, sendo deferido ou não ele também pode recorrer à Agência Reguladora para um apoio, uma assistência”, afirmou Fábio.

A AGEMAN assumiu a regulação e a fiscalização dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário na cidade de Manaus em março de 2018. Reclamações referentes à má-prestação dos serviços podem ser realizadas pelo 0800-092-3511, pelo e-mail [email protected] ou ainda pessoalmente na Ouvidoria que funciona do PAC do Shopping Jornalista Phelippe Daou, no bairro Jorge Teixeira, em frente ao Terminal 4, na zona Leste.

Comentários

comentários

Deixe seu comentário

error: Ops! não foi dessa vez.