Aleam recebe workshop sobre “Enfrentamento de emergências e crises humanitárias”

Foto: Reprodução

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa), em parceria com a Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), realizam nessa sexta-feira, 16, o workshop “Enfrentamento de emergências e crises humanitárias no município de Manaus – diálogos, saberes e construções”. O evento acontece até 17h30, na Assembleia Legislativa do Amazonas.


O objetivo é reunir atores institucionais para compartilhar experiências e boas práticas sobre as ações de enfrentamento às emergências e crises humanitárias no município de Manaus. “Desde 2018, o Umicef desenvolve atividades de saúde e nutrição voltadas à assistência de refugiados e migrantes da Venezuela. Em Manaus, temos desenvolvido atividades de apoio em atenção primária a saúde, em espaços de acolhimento, e voltados aos serviços locais de saúde.

Neste contexto, observa-se um perfil de ampla distribuição territorial das populações refugiadas e migrantes da Venezuela, no município, que se faz necessária a ampliação dessas ações, junto com a Prefeitura de Manaus, a fim de alcançar, cada vez mais, crianças e adolescentes dessas populações que vivem em Manaus”, garantiu Debora Nandja, chefe do escritório do UNICEF em Manaus.

Desde setembro de 2021, equipes do UNICEF e ADRA têm desenvolvido uma estratégia de apoio mais voltada para o fortalecimento dos serviços locais de saúde, através da busca ativa de refugiados e migrantes da Venezuela vivendo fora dos espaços de acolhimento, visando a prestação de serviços de saúde de emergência, orientação em saúde, e principalmente, a vinculação destas pessoas com Unidades Básicas de Saúde de referência.

A programação inclui mesas redondas, palestras e círculos de vivências que vão abordar temas relacionados aos refugiados, migrantes e suas vulnerabilidades, enfrentamento às emergências sobre cobertura vacinais na Atenção Primária e Atenção Indígena em contexto urbano e rural, enfrentamento à H1N1 e os desafios impostos pela covid-19.

Artigo anteriorEx-prefeito de Manaquiri é condenado por crime de responsabilidade
Próximo artigoSétima edição da Expomulher é realizado no Palacete Provincial

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui