Aplicativo “Pai Conectado” aproxima famílias e escolas da rede estadual

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O aplicativo “Pai Conectado” já está em funcionamento e disponível para os responsáveis pelos alunos da rede estadual o baixarem por meio do Sasi. Com o intuito de estreitar a relação entre a família, a escola e a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, o app possibilita funcionalidades de acompanhamento escolar, como calendários de atividades, dados cadastrais de matrícula, envio de sugestões, dentre outros.


Por meio de canais de comunicação, o aplicativo também dá acesso à plataforma “Saber +”, além de possibilitar o recebimento direto de comunicados da Secretaria de Educação. O acesso aos boletins bimestrais dos estudantes também é uma das funcionalidades de acompanhamento via aplicativo “Pai Conectado”.

“O aplicativo simplifica o acesso às informações educacionais dos alunos. A Secretaria de Educação está liderando um caminho de inovação ao adotar essa ferramenta digital, demonstrando um compromisso com a educação moderna e inclusiva”, ressaltou a gerente de Projetos do Sasi, Camila Benício. A plataforma hospeda o app e atuou, em parceria com a Secretaria de Educação, na construção do “Pai Conectado”.

O “Pai Conectado” também dispõe do canal “Segurança Escolar”, para o envio de denúncias anônimas, que podem ser recebidas diretamente pelo Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), da Secretaria de Educação.

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Instalação

Enquanto plataforma digital utilizada para oferecer serviços sociais aos cidadãos, o Sasi pode ser baixado, de maneira gratuita, diretamente na Play Store ou na Apple Store.

Em caso de primeiro acesso, será necessário criar uma conta no aplicativo, o que exigirá um endereço de e-mail e um número de telefone válidos. Após isso, o usuário já pode adicionar o “Pai Conectado” ao seu leque de aplicativos no Sasi.

Com a conta em funcionamento, o processo segue com o clique na aba “Configurações de Apps”, disponível no ícone do canto superior esquerdo da tela inicial do Sasi. Em seguida, o usuário deve clicar em “Adicionar”, no canto superior direito, e digitar o código “PAISAM” no espaço destinado.

Concluída a configuração, o aplicativo requisitará informações de cadastro do responsável requisitante e do estudante a ser acompanhado pelo usuário. Após as informações cadastrais, o aplicativo fica funcional.

Criação conjunta

Com funcionalidades estrategicamente planejadas, o app “Pai Conectado” é uma construção de vários setores da Secretaria da Educação. Durante os últimos meses, o projeto foi arquitetado, em conjunto, pela Secretaria Executiva Adjunta Pedagógica (Seap), pelo Escritório de Projetos, pelo Departamento de Gestão Escolar (Degesc) e pelo Departamento de Tecnologia da Informação (Detin).

A aproximação da família com a rede estadual é imprescindível, conforme destacou a diretora do Degesc, Jane Bete Martins.

“Compartilhar a responsabilidade sobre a aprendizagem do discente, assegura a amplo suporte para o alcance da aprendizagem significativa e integral. Essa proximidade com a escola ajuda a garantir a segurança emocional daquele que está em fase de formação pedagógica e social”, finalizou a coordenadora.

Artigo anteriorPolícia prende homem por estupro de vulnerável em São Paulo de Olivença
Próximo artigoHomem que matou rival a facadas em bar é preso em Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui