Aquecimento global e mudanças climáticas, isso ainda vai afetar você(Por George Dantas)

Articulista George Dantas/AM
Articulista George Dantas/AM
Articulista George Dantas/AM

Estamos caminhando a passos firmes para vivenciar uma experiência inédita para a Humanidade, em pouco mais de oitenta e cinco anos o homem irá conhecer o que é viver na Terra com um aumento de dois graus na temperatura média do Planeta. As mudanças climáticas são os principais vetores do aquecimento global.

Em um relatório publicado neste domingo (2) pelo IPCC, sigla em inglês para Painel Intergovenamental sobre Mudanças Climáticas em Copenhague na Dinamarca, afirma que houve um aumento de 0,85®C a partir de 1880 até 2012. Entre 1901 e 2010, o nível do mar aumentou cerca de 0,19 centímetros, esse número significou um aumento maior que nos últimos dois mil anos.


Aquecimento Global
Aquecimento Global

O diretor do IPCC Rajendra Pachauri fez uma previsão sombria para os tempos futuros ao afirmar que, “O sistema climático é afetado fortemente pelas ações do homem e que, quanto mais interferimos no clima, mais riscos são associados trazendo graves impactos, amplos e irreversíveis”, e nesse contexto, nenhuma nação estará livre dos impactos, ou seja, o mundo como um todo sofrerá de forma intensa.

O relatório afirma ainda que, se o mundo quiser mudar esse cenário futuro em que as mudanças climáticas vão impactar todo o planeta, tornando-se necessária a redução do uso de combustíveis fósseis, de tal forma que, até 2100 o uso desse tipo de energia tenha sido completamente eliminado e substituído por energia limpa e renovável, esse é o grande desafio do século XXI.

A transição para uma economia de baixo carbono é decisiva para que as nações possam eliminar o risco do aumento da temperatura média da Terra, nesse sentido, ações que possam mudar a matriz energética devem ser articuladas entre os governos criando uma governança global para o tema, em vista que diferentes países sofrerão diferentes formas de mudanças climáticas, alguns terão calor excessivo, outros terão uma mudança no regime de chuvas trazendo invernos intensos, outra parcela de países sofrerá com longas estiagens e secas duradoras.

Um acordo geral sobre o clima é esperado para o ano que vem, quando ocorrerá a conferencia do clima em Paris, lembrando que ainda neste ano ocorre um encontro em Lima, o qual servirá apenas para mediar os termos que serão apresentados em 2015.

O fato é que já estamos vivenciando as influencias das mudanças climáticas, sejam enfrentando longas estiagens ou eventos extremos como grandes inundações, invernos rigorosos que influem no clima mundial.

Os impactos ambientais devem ser mitigados para que a humanidade possa sobreviver a mais esse período de extinção de espécies em massa e agora, cabe aos homens e nações trabalhar para que possamos sobreviver aos tempos difíceis que se aproximam.(George Dantas)

Artigo anteriorDavid Almeida destaca, na Assembleia, ações do Prosamim com melhorias Manaus
Próximo artigoHomem é preso por porte ilegal de munição e homicídio, na Zona Norte

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui