Arsepam visita o Porto de Manaquiri para conhecer a realidade do transporte hidroviário

Foto: Marcos Guimarães/Arsepam

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Amazonas (Arsepam) realizou, na segunda-feira (04/10), uma visita técnica à Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) de Manaquiri, município distante 60 quilômetros de Manaus. A medida integra o processo de regulamentação da Lei n° 5.604, de 16 de setembro deste ano, que dispõe sobre o Serviço Público de Transporte Hidroviário Intermunicipal de Passageiros e Cargas (SPTHI).


Foto: Marcos Guimarães/ArsepamA unidade de Manaquiri conta com sete a nove embarcações de linha, diariamente, e duas de carga, semanalmente. Segundo o diretor-presidente da Arsepam, João Rufino Júnior, o trabalho de verificação dos portos é fundamental para a construção da regulamentação de pontos da Lei.

“Precisamos conhecer a realidade desses municípios, desses portos, dessas instalações e suas linhas. No caso de Manaquiri, as principais linhas são para Manaus e Manacapuru. Aqui conhecemos a infraestrutura portuária, ainda que seja uma competência do DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], mas a intenção é que possamos trabalhar em conjunto para que o serviço possa ser de fato adequado para a população do Amazonas”, disse o gestor.

Foto: Marcos Guimarães/Arsepam

As informações coletadas pelo Departamento de Transporte Hidroviário (DETH) da Arsepam servem de instrumento para o processo de desenvolvimento da regulação. À frente do Porto de Manaquiri, Marcelo Martins Rodrigues foi o responsável por divulgar as informações técnicas sobre o espaço e destacou que é importante o trabalho de averiguação realizado pela Agência.

“É sempre bom acompanhar o transporte de passageiros da nossa cidade, até porque vêm para cá visitantes de outros municípios. Estamos dispostos a atender a população da melhor forma possível”, afirmou o chefe imediato do porto.

Procedimento – No dia 30 de setembro deste ano, a Agência Reguladora anunciou que, a partir da segunda quinzena do mês de outubro, irá iniciar uma série de workshops sobre a regulamentação da Lei n° 5.604. A ideia é que os demais atores do setor tenham a possibilidade de contribuir com o processo de regulamentação. Ao todo, até o final deste ano, três eventos devem ser realizados até a apresentação da proposta de regulamentação da Arsepam ao governador Wilson Lima.

Artigo anteriorSetemp divulga lista dos aprovados para cursos de qualificação em parceria com Iabesp
Próximo artigoServidores são condenados por acúmulo ilegal de cargos em Envira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui