Belo Horizonte é uma cidade voltada ao turismo da Fé, espiritualidade e prática religiosa

Foto: divulgação/Adobe Stock

Belo Horizonte, cidade localizada em Minas Gerais, é um destino muito versátil. Inclusive, é possível praticar turismo religioso na cidade – uma modalidade de turismo voltada para a fé, espiritualidade e prática religiosa, por exemplo.


A capital mineira é um destino turístico rico em história e tradições religiosas, sendo muito procurado por turistas e viajantes em busca de experiências únicas. Por isso, se você pretende viajar até lá, não deixe de garantir suas passagens para Belo Horizonte com antecedência.

Para planejar sua viagem com esse intuito, listamos abaixo cinco locais imperdíveis para incluir no roteiro de viagem com foco no turismo religioso:

1- Basílica de Nossa Senhora de Lourdes

Um dos principais pontos de destaque para o turismo religioso em Belo Horizonte é a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes. Essa igreja possui um estilo predominantemente neogótico, seu projeto e sua construção foram iniciados em 1958, por Manoel Túneis e Antônio Gonçalves Gravatá, porém a obra foi somente concluída em 1923.

A igreja, que foi elevada à categoria de basílica por ato do Papa Pio XII, fica localizada próxima à Praça da Liberdade e ao Terminal Conexão Aeroporto. Além disso, ao redor da basílica, também é possível encontrar restaurantes com excelente culinária e algumas lojas para adquirir lembranças desse lugar sagrado.

2- Igreja de São Francisco de Assis

Outro local que merece destaque é a Igreja de São Francisco de Assis. A Igreja faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, da qual encomendada por Juscelino Kubitschek, prefeito de BH na época, e concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Sendo a primeira Igreja da cidade, seu design moderno e inovador atrai visitantes de todo o mundo. Em 2016, o Conjunto Arquitetônico da Pampulha foi reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), ou seja, um grande local que não pode faltar em sua lista de pontos a serem visitados.

3- Igreja São José

A obra da Igreja São José foi idealizada por Edgar Nascentes Coelho e executada pelo redentorista holandês Gregório Mulder, sendo concluída em 1912. A igreja é tradicional de Belo Horizonte e possui um estilo eclético de influência neogótica.

A igreja apresenta pinturas antigas realizadas pelo artista alemão Guilherme Schumacher, um altar bonito e transmite uma atmosfera de paz e reflexão. A visita a essa igreja é altamente recomendada para apreciar sua beleza e importância histórica. Sua localização fica próximo à Praça Sete de Setembro no centro de BH.

4- Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem

Considerada a primeira catedral da Arquidiocese da cidade, a Catedral de Nossa Senhora da Boa Viagem é um marco religioso importante na cidade, já que foi inaugurada quando Belo Horizonte foi oficializada como arcebispado, ou seja, foi inaugurada em 1923.

A catedral possui uma arquitetura impressionante e é um local de devoção e fé para os fiéis, localizada no centro de BH, um lugar que vale a pena visitar para conhecer a história religiosa da região.

5- Igreja do Sagrado Coração de Jesus

O espaço do qual a igreja foi construída foi doado por Aarão Reis, engenheiro-chefe da Comissão Construtora da Nova Capital, e é considerada a segunda igreja construída em Belo Horizonte.

A obra foi tombada em 1979 por sua importância arquitetônica, histórica e cultural e desde de 2019 passa por uma reforma da qual ainda não possui previsão de término, mas mesmo assim, a igreja continua aberta para a realização das missas. Fica localizada na Avenida Carandaí e é um local que representa grande parte da história da capital de Minas Gerais.

Belo Horizonte é um destino repleto de opções para o turismo religioso, proporcionando aos viajantes experiências enriquecedoras e significativas. Os locais apresentados oferecem não apenas beleza arquitetônica, mas também a oportunidade de vivenciar momentos de fé, contemplação e conexão. Aproveite sua viagem e desfrute de tudo que Belo Horizonte tem a oferecer aos turistas e viajantes.

Artigo anteriorFim do saque-aniversário do FGTS enfrenta resistência política
Próximo artigoRF apreende 8,5 kg de maconha camuflada em polpa de açaí no Aeroporto de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui