Com Fla e Flu, nasce a Liga Sul-Minas com seu primeiro estatuto

Clubes fundam no Rio, Liga Sul-Minas/Foto: Globo Esporte

Numa reunião na sede do Flamengo na manhã de hoje, quinta-feira (10), nasceu a Liga Sul-Minas, com seu primeiro estatuto assinado por quinze clubes. Os fundadores da liga são Flamengo, Fluminense, Inter, Grêmio, Atlético-MG, América-MG, Cruzeiro, Coritiba, Atlético-PR, Paraná Clube, Joinville, Chapecoense, Criciúma, Avaí e Figueirense.
Com a liga oficialmente fundada, começam agora as negociações para viabilizar a criação de um campeonato, a ser disputado no primeiro semestre. A ideia é que o torneio seja disputado por dez clubes (dois de cada estado), em oito datas, já no ano que vem.


– A intenção é fazer já em 2016, no ano que vem. Tem que adaptar ao calendário dos estaduais. A competição terá oito datas, eu acho que não terá problema – declarou ao blog Delfim de Pádua Peixoto, da Federação Catarinense de Futebol, única que apoia abertamente a criação da liga.

O torneio, se chegar a ser criado, terá dois representantes de cada estado fundador da Liga. No caso de Santa Catarina, os escolhidos seriam Figueirense e Criciúma, que são os dois primeiros do estado no ranking da CBF. Por esse mesmo critério, Paraná e América-MG ficariam fora da primeira edição do torneio.

O estatuto da nova liga será entregue para a CBF já na tarde desta quinta-feira. Há algumas semanas o blog questionou o secretário-geral da CBF, Walter Feldman, sobre a liga. “Não estimulamos nem criticamos, apenas observamos”, respondeu ele na ocasião. O presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, é contra a liga.

Artigo anteriorDefesa do Consumidor da CMM define medidas sobre postos de combustíveis
Próximo artigoEm reunião, Dilma admite dificuldades, pede cortes e determina unidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui