A deputada estadual Conceição Sampaio (PP) participou do Seminário “Mulher e Mídia: Um Olhar sobre Gênero, Desigualdade e Representação”, nos dias 27 e 28, promovido pela Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres, em parceria com a Universidade do Norte – Uninorte Laureate, como convidada palestrante, destacando o papel da mulher nos espaços de poder, na abertura do evento e entre os acadêmicos do curso de Comunicação Social da instituição.
“Estamos aqui mais uma vez, na Uninorte, para falar sobre nossa atividade parlamentar, mas, sobretudo, para destacar a nossa participação como mulheres e homens na reconstrução da sociedade em que vivemos”, declarou a deputada ao destacar que o tema tem a ver com as mulheres, mas também tem muito a ver com os homens, que são pais de mulheres, irmãos, namorados e esposos de mulheres. E acrescentou que quando se fala da mulher nos espaços de poder se inclui aí a participação nas academias e em todas as outras ocupações. “É importante percebermos o papel que temos na sociedade em que vivemos”, enfatizou. O encontro foi conduzido pelos professores Maria Rute de Souza Luna e Luís Mansuêto.
“O acúmulo de funções como dona-de-casa, profissional, esposa e mãe, além da dependência econômica do companheiro que ocorre em muitos casos, são os maiores inibidores da maior participação feminina nos cargos eletivos”, avaliou Conceição Sampaio em sua palestra, ao defender o financiamento público de campanhas e outras medidas que possam ampliar a participação da mulher nas candidaturas a cargos eletivos. “Mas, apesar de tudo, nós mulheres temos avançado”, frisou.
A parlamentar que está em seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que ocupa o cargo de terceira vice-presidência da mesa Diretora para o Biênio 2013/2014, e responde pela presidência da Comissão da Mulher, das Famílias e do Idoso, falou sobre o empoderamento das mulheres ao longo do último século, especialmente desde a permissão do Voto Feminino, conquistado em 1932. E apontou números da inclusão das mulheres nas vagas de poder no país.
Entre os números destacados pela parlamentar, consta a posição do Brasil em 158° lugar, entre 190 países, com relação à ocupação dos espaços de poder pelas mulheres, ao mesmo tempo em que representam 51% da população e do eleitorado brasileiro. Conceição Sampaio também destacou os números de mulheres no Amazonas que estão no Poder: 1 senadora, 1 deputada federal, 6 prefeitas, 2 deputadas estaduais, 5 vereadoras na capital e 80 vereadoras no interior.
A palestra teve a participação dos acadêmicos com depoimentos e questionamentos sobre o tema. Para a secretária Executiva de Políticas para Mulheres do Amazonas, advogada Márcia Álamo, a proposta do evento é gerar informações a respeito do enfrentamento à violência de gênero, principalmente por meio do olhar sobre a representação da mulher na Mídia e em produtos. “Por isso, a parceria com uma universidade que abriga os cursos de Jornalismo e também Publicidade e Propaganda, como a Uninorte, é fundamental. E o apoio e entusiasmo da instituição com o evento foi imediato”, afirmou.
Entre os destaques da programação do primeiro dia, o evento contou com a blogueira, jornalista e escritora Nádia Lapa, que assina coluna “Feminismo Pra Quê?”, na revista “Carta Capital”. A solenidade de abertura contou a presença do Diretor da Escola de Negócios, Comunicação e Direito da Uninorte, professor Geraldo Harb, Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres da Secretaria de Governo do Amazonas (Segov), Márcia Maria Cota do Álamo, da Deputada Conceição Sampaio (PP), Vereadora Jacqueline Pinheiro (PPS), do publicitário Reginaldo Lima da Saga Publicidade e da coordenadora do curso de Jornalismo, Jônia Quédma.