Confira os 10 bancos mais rentáveis do mundo, 4 são brasileiros

Foto: Reprodução

Segundo levantamento da Economatica, sobre a rentabilidade dos grandes bancos, em 2021 – aqueles com ativos acima de US$ 100 bilhões – entre os dez melhores da lista, quatro são brasileiros.


O banco americano Capital One lidera a lista com ROE (Rentabilidade sobre o patrimônio) de 20,4%, seguido pelo também americano Ally Financial (com 19,3%) e pelo Santander (SANB11), com 18,9%. Na quarta colocação está o Royal Bank of Canadá (17,3%), seguido pelo Itaú Unibanco (ITUB4), com 17,3%. O JPMorgan está na sexta colocação, sendo o terceiro banco americano da lista (16,9%). Na sequência aparecem Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4), com 15,7% e 15,2%, respectivamente, o canadense Bank Of Nova Scotia (15,1%) e o americano SVB Financial (15,0%).

De acordo com o estudo, 39 bancos da amostra têm ativos totais acima de US$ 100 bilhões. Os USA lideram a lista com 19 bancos, seguido por Brasil, Canadá e Grã-Bretanha, com quatro bancos cada. O Japão e a Coreia do Sul têm três bancos, a Espanha e a Índia têm dois bancos e outros quatro países possuem uma instituição nesse ranking.

A pesquisa mostra ainda que três dos grandes brancos brasileiros, incluindo Banco do Brasil, Itaú Unibanco e Bradesco tiveram uma queda expressiva no ROE, enquanto os bancos americanos Capital One, Ally Financial, JPMorgan, SBV Financial e o brasileiro Santander tiveram uma alta expressiva em relação à 2010. É possível observar que a diferença de ROE entre os bancos mais rentáveis e os demais em 2010 era mais distante em termos percentuais, e atualmente passaram a convergir para valores aproximados.

“A rentabilidade mediana no ROE dos quatro bancos brasileiros em dezembro de 2021 foi de 16,5%, com queda de -6,6 pontos percentuais em relação a 2010. Os brasileiros tiveram de 2016 a 2019 uma sequência de crescimento na mediana que foi interrompida pelo resultado de 2020, e apresentam uma recuperação de 4,4 pontos percentuais em relação à rentabilidade mediana de 2020”, diz o estudo.

Ainda segundo o levantamento, a mediana da rentabilidade dos grandes bancos brasileiros sempre foi maior que a dos grandes bancos negociados nos USA, segundo dados do período analisado. Apesar de a distância ter diminuído, os brasileiros seguem mais rentáveis na mediana.

bm&cnews

Artigo anteriorCristiano Ronaldo e esposa anunciam morte de um dos gêmeos que o casal esperava
Próximo artigoProcon apreende mais de 30 Kg de produtos em supermercado no Centro de Manaus

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui