COP 21: Castro propõe criação de rede de cooperação entre os municípios do AM

Castro discursa em evento da COP 21/Foto: Assessoria

O deputado do Am, Luiz Castro (REDE), participou ontem, terça-feira (08), em Paris, das discussões sobre “Os Objetivos do Milênio Sustentável – América Latina”, evento que faz parte da 21ª Conferência do Clima, a COP 21.
Presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Castro apresentou a Resolução 001/2015, que prevê a criação de uma rede de cooperação entre a comissão e os municípios amazonenses, com o objetivo de subsidiar com informações, ps projetos voltados para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Representando o Legislativo Estadual, na conferencia que articula um novo acordo entre os países para conter o aquecimento global, Luiz Castro  explica que a proposta é criar um sistema integrado de informações, com as Comissões do Meio Ambiente e as Câmaras Municipais dos 62 municípios amazonenses, a fim de promover debates, estudos, diagnósticos, projetos e tecnologias relacionados ao desenvolvimento sustentável, visando o cumprimento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

“O objetivo é promover a cooperação e o intercâmbio de informações que motivem o Poder Legislativo, o Estado e os Municípios do Amazonas a assumirem compromissos de sustentabilidade, ajudando a solucionar problemas e melhorando a qualidade de vida da população”, destaca o deputado.

Dentre os benefícios, em consonância com as definições da ONU, a Resolução 001/2015 pretende reduzir a pobreza, promover a agricultura sustentável, assegurar a educação inclusiva, a disponibilidade do saneamento básico  e gestão sustentável da água, bem como assegurar o acesso à energia elétrica.

Prevê ainda a promoção de medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos. A Resolução que o deputado Luiz Castro apresentou foi aprovada pelos deputados membros da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui