TCEAM
Início Amazonas David Almeida anuncia concurso da Guarda Municipal com 590 vagas e prova...

David Almeida anuncia concurso da Guarda Municipal com 590 vagas e prova em maio

David Almeida projeta efetivo de mil agentes da Guarda Municipal até 2028 - Foto: Semcom

David Almeida, anunciou, nesta segunda-feira, 23/3, no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), a abertura de concurso público para a Guarda Municipal de Manaus (GMM) com 590 vagas e formação de cadastro de reserva. O edital será publicado no Diário Oficial do Município (DOM), com inscrições a partir das 15h desta terça-feira, 24/3, até 16 de abril. A prova está prevista para 24 de maio.

“É o maior concurso da história da Guarda Municipal de Manaus. Estamos fortalecendo a segurança com planejamento e responsabilidade”, afirmou o prefeito.


Coordenado pela Secretaria Municipal de Administração e Gestão (Semad) e organizado pelo Instituto Consulplan, o certame terá seis etapas, incluindo provas objetiva e discursiva, Teste de Aptidão Física (TAF), investigação social e curso de formação. Os candidatos devem ter ensino médio completo, CNH nas categorias A ou B e atender aos critérios legais.

O concurso integra o plano de ampliação do efetivo da Guarda Municipal, que hoje conta com mais de 430 agentes armados. A meta da gestão é atingir mil servidores até 2028, com convocações escalonadas: 190 em 2026, 200 em 2027 e o restante em 2028, conforme a capacidade orçamentária.

“Estamos garantindo um processo com rigor técnico, transparência e sustentabilidade fiscal, permitindo a convocação progressiva dos aprovados”, destacou o secretário de Administração, Célio Guedes.

A gestão municipal reforça que a Guarda atua de forma complementar às forças estaduais e federais, com foco na prevenção, patrulhamento urbano e apoio à segurança pública.

“Estamos estruturando uma guarda mais preparada, com investimento em formação e inteligência, ampliando a presença nos bairros e a proteção da população”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Alberto Siqueira.

Artigo anteriorJustiça condena Brena Dianná e Israel Paulain com multa de R$ 15 mil por propaganda antecipada em Parintins
Próximo artigoRede de Proteção atua de forma integrada e reforça segurança no lançamento do Festival de Parintins

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Correio da Amazônia
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.