Depois de 120 minutos, Chile conquista nos pênaltis sua primeira Copa América

Presidente Bachelet comemora título chileno/Foto: AFP

Foi sofrido, nos pênaltis, foi diante de uma torcida apaixonada. E hoje, sábado, no Estádio Nacional, na Capital Santiago, o Chile conquistou sua primeira Copa América em quase 100 anos de história do torneio continental. A seleção chilena empatou por 0 a 0 com a Argentina no tempo normal e na prorrogação e venceu nos pênaltis.
Assim, a Argentina continua com a seca de títulos que já dura 22 anos, desde 1993, quando venceu a mesma Copa América com gols decisivos de Batistuta. Nas quatro linhas, o Chile foi mais organizado, mas falhou na hora de decidir, enquanto a Argentina dependeu da genialidade de Messi.


Fases do Jogo

Argentina e Chile fizeram primeiro tempo equilibrado e disputado. Marcação por pressão e disputa intensa pela posse de bola dos dois lados. Os argentinos tiveram as melhores chances em jogadas de Messi e Pastore, desperdiçadas por Agüero e Lavezzi – substituto de Di Maria, que saiu com lesão muscular na coxa direita e ficou de fora de mais uma decisão após perder a final do Mundial de 2014.

Já os chilenos tiveram um pouco mais de posse de bola, estiveram mais presentes no campo de defesa rival e foram melhores taticamente. Mas só levaram perigo com Vidal, em voleio que saiu fraco, e Vargas, após contra-ataque.

No segundo tempo, o Chile foi melhor, com mais organização tática em campo. E a Argentina deixou a desejar, limitando-se à bola aérea, ponto fraco dos donos da casa, e aos contragolpes puxados por Messi.

Na metade da etapa final, Valdivia foi substituído e não gostou. Não cumprimentou Matías Fernandes, gesticulou bastante, ignorou Sampaoli e ainda deu um bico no banco de reservas. Logo depois, o Chile quase abriu o placar em sua melhor chance na partida. Aránguiz lançou Vargas, que bateu de primeira e tirou tinta da trave de Romero. Já nos acréscimos, foi a vez da Argentina de falhar da hora de decidir. Messi arrancou pelo meio-campo e serviu Lavezzi, que só rolou rasteiro para Higuaín, um pouco sem ângulo, perder o gol que daria o título da Copa América aos argentinos.

CHILE x ARGENTINA

Data e hora: v04/07/2015 (sábado), às 17h (horário de Brasília)
Local: Estádio Nacional, em Santiago (Chile)
Árbitro: Wilmar Roldan (Colômbia)
Auxiliares: Alexander Guzmán e Cristian De la Cruz (ambos da Colômbia)
Público: 45.693 pagantes

Artigo anteriorHomem é assassinado a tiros em campo de futebol no bairro São José
Próximo artigo“Pergunta pra ela”, diz Latino sobre suposta traição de Rayanne Morais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui