Dia do Ouvidor: SES-AM homenageia profissionais que acolhem população

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

Nesta quarta-feira (16/03), data em que se comemora o Dia Nacional do Ouvidor, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) homenageia os profissionais que acolhem as demandas da população e dão encaminhamento visando o aperfeiçoamento dos serviços prestados. Ouvir, mediar e estabelecer o diálogo entre o cidadão e o poder público, para formação de laços de confiança e colaboração mútua, é a função do ouvidor.


A administradora Marilene Silva de Souza, de 47 anos, buscou a Ouvidoria do SUS, em 2018, e relatou a experiência exitosa. “Eu procurei a Ouvidoria para me orientar, e eles me acompanharam durante todo o meu processo. Fui colocada para conversar com o médico que havia operado meu marido e ele me explicou o que havia acontecido. Graças a Deus tudo foi resolvido. Se não fosse a Ouvidoria, eu não teria sido atendida e nem resolvido o problema”, disse.

A Ouvidoria da SES-AM faz parte da rede de Ouvidorias do Amazonas. Além de integrar o Sistema Nacional de Ouvidorias do SUS, vinculado ao Ministério da Saúde, a rede é formada por ouvidorias das unidades de assistência à saúde da capital e do interior do estado.

A secretaria possui atualmente 37 unidades de saúde com ouvidorias, sendo 33 na capital e quatro no interior do estado. Ouvidorias estão em funcionamento nos municípios de Borba, Iranduba, Lábrea e Presidente Figueiredo.

Foto: Rodrigo Santos/SES-AM

“A ouvidoria tem papel importante para resolução das demandas dos usuários e facilitação para acesso aos serviços. A determinação do governador Wilson Lima é fortalecer essas estruturas de atendimento à população para tornar a rede de saúde cada vez mais eficiente”, ressaltou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.

*Perfil* – Em 2021, a Ouvidoria do SUS realizou 289 atendimentos presenciais e via outras ferramentas disponibilizadas à população. Neste ano, até fevereiro, o número chegou a 123. A maioria dos usuários buscou o canal de comunicação para obter esclarecimentos sobre a marcação de consultas, exames e cirurgias.

Em segundo lugar está a procura pelos itens disponibilizados na Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) e, por último, manifestações relacionadas ao atendimento na rede pública de saúde.

“Essas manifestações são encaminhadas aos setores competentes, e a nossa equipe acompanha todo o processo de apuração dos fatos, para darmos um retorno a esse usuário sobre as providências que serão adotadas, sempre zelando pelos aspectos éticos”, explicou Rozana Castro Rodrigues, ouvidora-geral da SES-AM.

Segundo Rozana, orientações sobre saúde, o funcionamento do SUS, os direitos e deveres dos cidadãos pertinentes às ações e serviços de saúde pública, bem como o fluxo de atendimento, também são repassadas pelos atendentes da Ouvidoria. “Nosso papel é indagar o usuário sobre as suas expectativas para conseguirmos orientar essas pessoas”, afirmou.

Artigo anteriorEstudantes da rede estadual são destaque na Olimpíada Amazonense de Química
Próximo artigoApós negar, Marcelo Serafim será mais um no Avante de David Almeida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui