Dilma sanciona lei que amplia Supersimples

Dilma sanciona Supersimples/Foto: Roberto Stuckert Filho
Dilma sanciona Supersimples/Foto: Roberto Stuckert Filho
Dilma sanciona Supersimples/Foto: Roberto Stuckert Filho

Em seu único compromisso oficial do dia, a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que universaliza o acesso do setor de serviços ao Simples Nacional (chamado de Supersimples), regime de tributação simplificado para pequenas e microempresas. Dilma dedicará o resto do dia a sua agenda de campanha como candidata à reeleição pelo PT.

A partir da nova lei, foi criada uma nova tabela para serviços, com alíquotas que variam de 16,93% a 22,45%. A expansão do Supersimples agora compreende, por exemplo, serviços relacionados à advocacia, medicina, odontologia e psicologia. No total, a legislação inclui mais de 142 atividades ligadas à área de serviços. As novas regras e alíquotas passarão a valer no dia 1º de janeiro do ano que vem.


O projeto desta nova lei foi aprovado pelo Senado do mês passado e a sanção presidencial ocorre em um momento em que os candidatos à Presidência da República vêm defendendo mecanismos para aumentar a competitividade das empresas. Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), por exemplo, prometem simplificar o sistema tributário brasileiro. Na mesma linha, Dilma evita falar em reforma, mas diz que reduções de impostos podem ser feitas aos poucos.

Com a nova lei ampliando o Supersimples, estima-se que 450 mil de empresas com faturamento anual de até R$ 3,6 milhões sejam beneficiadas. Com o fim da chamada substituição tributária para alguns setores, prevista no projeto, as secretarias de Fazenda estaduais não poderão mais aplicar o mecanismo de recolhimento antecipado da alíquota cheia do ICMS pelas empresas.

A substituição tributária dificulta a competição das pequenas e microempresas porque elas, muitas vezes, compram produtos que vêm com o ICMS embutido no preço, pagando o imposto antes mesmo de vender ou usar os itens, diminuindo sua competitividade em relação a outras empresas não optantes do Simples Nacional.

Agenda de campanha

Após a cerimônia de sanção da lei que amplia o Supersimples para todo o setor de serviços, a presidente Dilma Rousseff participará de um almoço com empreendedores em Brasília. À tarde, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ela participa em São Paulo de ato de campanha com seis centrais sindicais.(Terra)

Artigo anteriorPelo fim imediato dos ditadores!!!
Próximo artigoPrefeito de Barcelos tem contas julgadas irregulares pelo TCE/Am

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui