Direitos indígenas deverão ser garantidos em Eirunepé

Foto: Recorte

Indígenas das etnias Kulina Madijá e Kanamari deverão ter seus direitos garantidos em Eirunepé (a 1.172 quilômetros de Manaus). O Ministério Público do Amazonas (MPAM) integrou uma reunião virtual com a equipe da Fundação Nacional do Índio (Funai) para discutir os meios necessários para garantir o direito da população.


Os indígenas enfrentam desafios no deslocamento diário da zona rural para a zona urbana, no acesso a Benefícios Sociais e Previdenciários e na aquisição de Documentação Civil Básica. A Nota Técnica (n. 8/2022/CTL) expedida pela Funai ao Promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon, da Promotoria de Justiça de Eirunepé, solicita a implementação do equipamento público Casa de Passagem e demais medidas protetivas.

Conforme a Nota, em 2018 foi assinado um Termo de Compromisso para debater a construção e o funcionamento da Casa de Passagem para a população indígena do município. Neste ano, a gestão municipal implantou avanços para destravar a obra física, mas ainda são necessárias diversas ações para a sua inauguração.

Casa de Passagem é um serviço destinado ao acolhimento de indígenas que precisam se deslocar à zona urbana para resolver serviços civis e sociais em curtos períodos de tempo.

Artigo anteriorMega da Virada terá vendas exclusivas a partir deste sábado com prêmio de R$ 450 milhões
Próximo artigoAcidente com carga de refrigerante deixa avenida interditada no Parque 10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui