Do JEAs às Paralimpíadas: Laiana Rodrigues conquista a seleção brasileira e almeja ouro em Paris

Foto: Arquivo Pessoal / Seduc-AM

Na reta final da 45ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs), que reuniu mais de 5 mil alunos-atletas, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar celebra a notável trajetória de Laiana Rodrigues. Com 42 anos, Laiana, uma paratleta amazonense, começou sua jornada esportiva nos JEAs e, este ano, representará o Amazonas e o Brasil nas Paralimpíadas de Paris na modalidade de vôlei sentado.


Em sua terceira convocação pela seleção brasileira feminina de vôlei sentado, Laiana tem como objetivo conquistar a medalha de ouro nas Paralimpíadas de Paris, que terão início no dia 28 de agosto. Nascida e criada no bairro Armando Mendes, na zona leste de Manaus, Laiana começou a jogar vôlei aos 14 anos na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Maria Madalena Santana de Lima. Sua trajetória inclui participações nos JEAs tanto como competidora quanto como treinadora.

Atualmente residente em São Paulo, Laiana reflete sobre seu início no esporte e o impacto dos JEAs em sua vida. “Tenho maravilhosas lembranças. Lembro da primeira vez que competi e a sensação incrível de estar na Vila Olímpica”, conta ela. Na época, Laiana ainda não enfrentava a deficiência que mais tarde a afetaria. Aos 18 anos, após um quadro de dengue hemorrágica, ela desenvolveu a síndrome de Guillain-Barré, uma condição que compromete os nervos e forçou Laiana a recusar propostas para se profissionalizar.

Foto: Arquivo Pessoal / Seduc-AM

Apesar das dificuldades, Laiana não abandonou o esporte. Tornou-se professora de Educação Física, dando aulas para Pessoas Com Deficiência (PCDs), e trabalhou na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped). Seu retorno aos JEAs, desta vez como treinadora, marcou um novo capítulo em sua carreira.

Após concluir os cursos de Bocha Paralímpica e Voleibol Sentado na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Laiana foi convocada para a seleção brasileira de vôlei sentado. “Nunca imaginei que chegaria tão longe, mas sempre acreditei no meu potencial e persistência”, afirma.

A trajetória de Laiana é marcada por participações em competições de grande porte, como o Pan-Americano, Jogos Intercontinentais, Copa do Mundo e Dutch Tournament na Holanda. Com quatro medalhas de prata e cinco de bronze em seu currículo, ela agora busca o ouro nas Paralimpíadas de Paris.

Para os jovens atletas que sonham com uma carreira no esporte, Laiana oferece um conselho valioso: “Acreditem no próprio potencial e tenham sempre personalidade. O que aconteceu na minha vida pode acontecer na de vocês. Persistam e sejam vocês mesmos sempre.”

A 45ª edição dos JEAs se encerrará neste sábado (27/07), com disputas nas modalidades de futebol, karatê e judô.

Artigo anteriorBombeiros da Operação Céu Limpo contêm incêndio em vegetação no Distrito Industrial
Próximo artigoUEA inicia inscrições para Vestibular e SIS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui