Dunga surpreende chamando lateral que negou Seleção brasileira, em 2011

Mário Fernandes(V), não se apresentou à seleção, em 2011/Foto: Getty Images
Mário Fernandes(V), não se apresentou à seleção, em 2011/Foto: Getty Images
Mário Fernandes(V), não se apresentou à seleção, em 2011/Foto: Getty Images

Depois de duas vitórias em seus dois primeiros jogos no retorno à Seleção Brasileira, Dunga voltou a convocar jogadores à equipe nacional, desta vez para o Superclássico das Américas, contra a Argentina (em 11 de outubro, na China), e para o amistoso diante do Japão (em 14 de outubro, em Cingapura).

O técnico manteve a base de sua primeira lista na volta ao banco de reservas verde e amarelo, mas chamou duas novidades: ambas jogam nas laterais. Os jovens Mário Fernandes, do CSKA Moscou, da Rússia, e Dodô, da Inter de Milão, foram lembrados pelo comandante, que também convocou sete atletas do futebol brasileiro.


O nome mais surpreendente da lista de Dunga certamente foi o de Mário Fernandes. Revelado pelo Grêmio, o lateral direito de 23 anos joga há três temporadas no futebol russo e ficou nacionalmente conhecido por ter negado a Seleção Brasileira em setembro de 2011. Na ocasião, ele, então destaque do clube gaúcho, foi convocado por Mano Menezes justamente para o Superclássico das Américas, mas não se apresentou para jogar. A justificativa da sua assessoria foi de que ele não teria condições psicológicas de defender a Seleção por causa de “problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse”.

Desde então, Mário nunca mais foi convocado e chegou inclusive a cogitar se naturalizar para defender a seleção russa, dona da casa da próxima Copa do Mundo. Apesar de tudo isto, Dunga recordou-se do nome do atleta, que ocupará a polêmica vaga que foi de Maicon na primeira convocação, e ressaltou a importância de dar uma segunda chance ao jogador.

“Teve esse episódio com o Mário Fernandes um tempo atrás, mas todos temos uma segunda oportunidade. Não podemos crucificar ninguém pelos seus atos. Principalmente se tratando de jogadores jovens, que saem muito cedo de casa e não tem a companhia de pai e da mãe em outro país. A gente tem que ter a sensibilidade de observar isto”, amenizou o técnico. “Ele já está há três anos no futebol russo, que é duro, por causa do frio e da competitividade, tem boa marcação, apoia com segurança e sabe jogar como lateral tradicional: que marca e sai com qualidade”, avaliou.

A outra novidade em relação à primeira convocação de Dunga no retorno à Seleção foi Dodô. O lateral esquerdo de 22 anos foi revelado pelo Corinthians, mas se destacou no Bahia em 2011, ainda com 19 anos. O bom desempenho na equipe tricolor o fez ser comprado pela Roma, clube que defendeu até a última temporada, quando mudou de cidade na Itália e se transferiu por empréstimo à Inter de Milão. No Brasil, ele ocupará a vaga que seria de Alex Sandro, do Porto, na primeira lista de Dunga, mas que acabou ficando com Marcelo, por causa de lesão do ex-santista.
publicidade

De resto, o treinador manteve exatamente os mesmos convocados de seu primeiro chamado – para os amistosos contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos. Sete atletas do futebol brasileiro (Gil, Elias, Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, Robinho, Diego Tardelli e Jefferson) foram convocados e, assim, terão que desfalcar as suas equipes (Corinthians, Cruzeiro, Santos, Atlético-MG e Botafogo) em pelo menos duas rodadas do Campeonato Brasileiro. Assim, quem “se deu bem” foi o São Paulo, que entrou definitivamente na briga pelo título nacional e não perderá nenhum atleta para o time canarinho durante a primeira quinzena de outubro.

Confira, abaixo, a lista de convocados por Dunga

Posição     Jogador     Clube

Goleiro     Jefferson     Botafogo
Goleiro     Rafael Cabral     Napoli (ITA)
Lateral     Mário Fernandes     CSKA Moscou (RUS)
Lateral     Danilo     Poto (POR)
Lateral     Filipe Luís     Chelsea (ING)
Lateral     Dodô     Inter de Milão (ITA)
Zagueiro     David Luiz     PSG (FRA)
Zagueiro     Marquinhos     PSG (FRA)
Zagueiro     Miranda     Atlético de Madrid (ESP)
Zagueiro     Gil     Corinthians
Volante     Luiz Gustavo     Wolfsburg (ALE)
Volante     Fernandinho     Manchester City (ING)
Volante     Ramires     Chelsea (ING)
Volante     Elias     Corinthians
Meia             Oscar     Chelsea (ING)
Meia             Willian     Chelsea (ING)
Meia             Philippe Coutinho     Liverpool (ING)
Meia             Everton Ribeiro     Cruzeiro
Atacante     Robinho     Santos
Atacante     Neymar     Barcelona (ESP)
Atacante     Ricardo Goulart     Cruzeiro
Atacante     Diego Tardelli     Atlético-MG

Artigo anteriorSuriname busca cooperação mútua com o Brasil, através da ZFM
Próximo artigoMA: Nova tentativa de fuga na Casa de Detenção, em Pedrinhas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui