E existe Falso Índio? – por Paulo Apurinã

Paulo José Ribeiro da Silva Apurinã é uma das fortes lideranças indígenas no Amazonas - foto: divulgação

O pensamento do movimento indígena consciente: “Ha de se considerar o Brasil nos dias de hoje, vendo que temos que encarar a realidade, e acabar com estereótipos”.


Os povos indígenas são diferentes SIM, e diferenciados. Não há só um índio, assim como não há só uma aparência, mas muitas aparências. O povo indígena no Brasil é mestiço, com varias origens.

Há índios claros, outros escuros, outros morenos… Há índios com cabelos encaracolados, outros com cabelos lisos. Há até índio loiro, mesmo assim não deixa de ser índio! O povo indígena no Brasil é Plural e assim como é plural precisa mostrar sua pluralidade e ser aceito como é: LINDO!

Paulo José Ribeiro da Silva Apurinã é uma das fortes lideranças indígenas no Amazonas – foto: divulgação

Sem preconceito, sem estereótipos, sem receio. Nós todos somos índios ou indígenas: pataxó, sateré, maragua, mundurku, wapixana, kaiapó, kaingang, macuxi, tukano, dessana, taurepang, potiguara, guarani, mehinaco, kalapalo, … tantos, tantos so os universos indigenas.

Agora pergunto: O que seria do mundo se as borboletas fossem de uma só cor? se houvesse só uma espécie de arvore? Assim como se os seres humanos fossem todos iguais?

Um mundo cinza não interessa a DEUS (MONÃG) mas um mundo COLORIDO e alegre para louva-lo.

Não sejamos hipócritas, não sejamos racistas… Sejamos índios, índios que se aceitam nas diferenças, nas belezas culturais diversas. Lembremos QUE EXISTEM ÍNDIOS NO NORDESTE, NA AMAZÔNIA, NO SUDESTE, NO SUL E NO CENTRO-OESTE, e não existe pureza ou selo de pureza para dizer quem é quem. A pureza está no coração de quem se sente. A pureza está no amor a causa, no amor a terra, no amor a natureza e nos valores que nossos povos defendem. Chega de estereótipos, chega de pensar que índios são os que moram no Parque do Xingu ou que só é índio é quem anda nu, sem falar português.

O Brasil é dos índios, só para ter uma ideia, a AMAZÔNIA é composta de 70/° de pardos (os mesmos pardos que significam vermelhos e que traduz-se para o “tipo” racial indígena). Aqui temos índios morenos, vermelhos, brancos, negros e amarelos… Aqui temos um mundo de elementos físico-culturais diverso.

Somos indígenas mas isso num todo quer dizer: somos nativos! Somos da terra, somos os “negros da terra” como diziam os colonizadores portugueses”. E isso que é o mais importante.

E digo mais: Nós ÍNDIOS não somos “minoria”como muitos pensam, na verdade somos a maioria vivendo num Brasil real, porém, só ha um problema, nossos parentes que um dia perderam sua cultura, sua língua, seu amor pátrio ou étnico não se consideram ÍNDIOS porque isso foi o que disseram para eles desde a colonização.

Agora cabe a nós (essa é nossa responsabilidade) traze-los eles para nós, para a consciência, e diferente do que muitos de nós estão fazendo, temos que acolher aos que se auto reconhecem com amor e pela causa. Isso é o que deveremos fazer!!!!! Assim provamos a todos que somos maioria e o ÍNDIO finalmente vai ter a força que precisa. Sabe como? Unindo povos tradicionais a índios que retornam a origem.

Texto do Líder Indígena Yaguarê Yamã Aripunãguá em 26 de Março de 2015

Entenda o que diz a Resolução 169 da Organização Internacional do Trabalho – OIT que Promulgada pelo Brasil é o DECRETO Nº 5.051, DE 19 DE ABRIL DE 2004.
Artigo 1º.

2. A “Consciência” de sua identidade indígena ou tribal deverá ser considerada como critério fundamental para determinar os grupos aos que se aplicam as disposições da presente Convenção – (53).

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*Paulo José Ribeiro Da Silva Apurinã é Líder Indígena, Educador, Conselheiro das Cidades, Perito Criminalístico e em Gestão Pública – Processo Legislativo e Secretario Geral do MIRREAM, Presidente de Classe no Curso de Direito UniNiltonlins em 2007, Vice-presidente de Classe no Curso de Gestão Pública Administração Legislativa em 2010, Orador de Turma de Gestão Pública Administração Legislativa em 2012, Conselheiro das Cidades Eleito no Amazonas Triênio 2013,2014 e 2015, Eleito em Brasília pelos Movimentos Sociais Nacionais (Mais Votado pelo Amazonas) membro do Fórum Nacional de Transparência Pública, Participação e Controle Social no Brasil e para i F[orum Mundial Anyi Corrupção, Autor do Projeto que criou a Secretaria Municipal de Assuntos Comunitários-Semac, Apoia o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do Município de Manaus de autoria do Vereador Waldemir José que Inclui Artigos que tratam da preservação dos Usos, Costumes e Tradições Indígenas dentro da Loman, Criador de varias Diretrizes no Novo Plano Diretor da Cidade de Manaus que melhoram a Qualidade de Vida dos Manauaras, Um dos Responsáveis pela INCLUSÃO e LIBERAÇÃO da fase de habilitação das Nações Indígenas (817 mil pessoas), dos Quilombolas, dos Ribeirinhos e Comunidades de Pescadores em todo Brasil no Programa Minha Casa Minha Vida entidades Far de 0 a 3 para que essas pessoas tenham suas Moradias dignas sem precisar da fase de Habilitação e construam suas casas através de suas Associações e Secretario Nacional de Comunicação do Movimento Indígena de Renovação e Reflexão do Estado do Amazonas- MIRREAM e Secretário Nacional de Comunicação e Articulação Política do Partido Nacional Indígena – PNI.

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