Em fato inédito, Wilson Alecrim é reeleito à presidência do Conass

Médico Wilson Alecrim, reeleito ao CONASS/Foto: Arquivo

Médico Wilson Alecrim, reeleito ao CONASS/Foto: Arquivo


Pela primeira vez na história do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o presidente da entidade é reconduzido ao cargo por três mandatos consecutivos.


O fato inédito ocorreu ontem, quarta-feira (26), com a reeleição de Wilson Alecrim, secretário de Saúde do Amazonas, que permanecerá no cargo de presidente do Conass por mais um ano. Ele assumiu em 2012, foi reconduzido em 2013 e agora em 2014.

A eleição foi realizada horas antes de iniciar a 3ª Assembleia do Conass, em Brasília, no Hotel Nacional. Alecrim considerou a escolha dos colegas como uma demonstração de confiança e de reconhecimento. “Sinto-me muito honrado em continuar presidindo este Conselho e agradeço pela manifestação de respeito e confiança no trabalho desenvolvido pela atual diretoria”, afirmou Alecrim.

Ele destacou que o Conass tem procurado adotar uma postura participativa e pró-ativa nas discussões dos grandes debates relacionados à saúde pública do País, mantendo estreito diálogo com órgãos como o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Saúde, o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), sempre no sentido de encaminhar questões que contribuam para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A diretoria presidida por Alecrim, é composta ainda pelos vice-presidentes Michele Caputo Neto (região Sul – Paraná) e Vanda Maria Gonçalves Paiva (região Norte – Tocantins) e pelos vice-presidentes eleitos hoje, Halim Antonio Girade (Centro-Oeste – Goiás), Jorge Vilas Boas (Nordeste – Alagoas) e Marcos Esner Musafir (Sudeste – Rio de Janeiro). O secretario executivo, Jurandi Frutuoso, também permanecerá no cargo, a convite de Alecrim. “Nenhum presidente do Conass é capaz de realizar uma boa condução sem a participação da diretoria e da área técnica. O resultado de uma instituição deve ser atribuído a todos que com ela contribuem”, disse Alecrim.

O presidente do Conass disse que a entidade permanecerá mobilizada  para assegurar a destinação, por parte do Governo Federal, de mais recursos para a Saúde. Para ele, é necessário ampliar os recursos tanto para a Atenção Básica quanto para a alta e média complexidade.

Wilson Alecrim destacou que tem a honra de representar um Estado cujo Governo tem destinado, nos últimos anos, mais de 22% da receita com impostos e transferências para investir na Saúde, bem acima do porcentual de 12% previsto na Constituição. “A Saúde é uma área onde as demandas são crescentes e é muito importante quando se pode contar com a visão de um gestor que reconhece a importância dos investimentos no setor para responder às necessidades da população”, disse o secretário de Saúde do Amazonas.

Artigo anteriorSem coligação PSOL tem três pré-candidatos ao governo do AM
Próximo artigoJovens são presos com 30 trouxinhas de cocaína no bairro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui