Embaixador alemão ratifica cooperação entre Amazonas e Alemanha

Secretário Antonio Strokis rcebe embaixador da Alemanha/Foto: José Narbaes

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas, recebeu ontem (10), a visita do embaixador e da embaixatriz da Alemanha no Brasil, Georg Witschel e Sabine Witschel, para discutir o fortalecimento da cooperação na agenda ambiental que existe entre o Amazonas e Alemanha, sendo recebidos pelos secretários titular, executivo e adjunto da Sema, Antonio Stroski, Thierry Acanthe e Luiz Andrade, respectivamente, na sede da secretaria, onde ratificaram a cooperação entre Amazonas e Alemanha.
Georg e Sabine Witschel assistiram a apresentações sobre o programa Municípios Sustentáveis Amazonas (MS Amazonas), lançado em março deste ano como o primeiro de uma série de instrumentos que serão implementados para reduzir o desmatamento, degradação ambiental e queimadas no Estado, com destaque para a região Sul, e sobre a Matriz Econômica Ambiental, principal proposta de crescimento para o Amazonas e alternativa para a Zona Franca de Manaus, com a implantação de uma nova economia sustentável.


Secretário Antonio Strokis rcebe embaixador da Alemanha/Foto: José Narbaes

O encontro foi um desdobramento da reunião que o embaixador e a embaixatriz tiveram na quarta-feira, 8, na sede do Governo do Amazonas, com o governador em exercício, Henrique Oliveira, e secretários de Estado, entres eles o titular da Sema, Antonio Stroski, na qual falaram sobre gestão ambiental. Na ocasião, o embaixador demostrou forte interesse em conhecer mais sobre a Política Estadual de Meio Ambiente e sobre leis da área ambiental, tais como, a de Regularização Ambiental (n° 4.406), Gestão e Concessão Florestal (n° 4.415), Serviços Ambientais (nº 337/2015) e Matriz Econômica Ambiental (n° 4.419), oportunidade que tiveram na Sema.

O embaixador elogiou a iniciativa do Estado em criar instrumentos de combate ao desmatamento ao mesmo tempo em que oferece alternativas econômicas sustentáveis, a fim de manter a floresta conservada.

De acordo com o secretário Antonio Stroski, a visita reflete a parceria entre os governos do Amazonas e da Alemanha que apoia importantes ações para a conservação dos recursos naturais do Estado. “A cooperação que entre o Amazonas e Alemanha é muito bem-sucedida e tem contribuído para a preservação da floresta e sua biodiversidade. A impressão do embaixador foi muito positiva sobre a Gestão Ambiental do Estado e continuaremos trabalhando para que ela se fortaleça”, destacou.

Sobre a parceria – A cooperação entre o Brasil e a Alemanha ocorre há mais de 50 anos e o Amazonas é um dos Estados da Federação que recebem apoio por meio da Cooperação Técnica Alemã (GIZ), instituição comprometida com o combate à mudança climática, proteção e uso sustentável das florestas tropicais, e pelo Banco Alemão para o Desenvolvimento KfW, no âmbito do Projeto de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Conservação da Floresta Tropical no Estado do Amazonas (Profloram).

FOTOS: JOSÉ NARBAES/SEMA

Artigo anteriorLivro “Crônicas de Manaus” resgata crônicas de Josué Cláudio de Souza
Próximo artigo“Carreta da Mulher” funcionará na SUFRAMA a partir da próxima semana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui