Livro “Crônicas de Manaus” resgata crônicas de Josué Cláudio de Souza

Livro homenageia o político e jornalista Josué Pai/Foto: Divulgação

O Instituto Durango Duarte (IDD) lançou, ontem, sexta-feira (10), o livro “Crônica de Manaus”, obra que reúne as famosas crônicas de Josué Claudio de Souza, homem que marcou a história do Amazonas como jornalista, político, e empresário fundador da Rádio Difusora, em evento realizado na sede do Instituto e reuniu familiares de “Josué Pai”, como também era conhecido, além de autoridades e personalidades amazonenses.
O livro resgata 61 crônicas publicadas em 1946, e que precederam a “Crônica do Dia”, lida por Josué Pai, pontualmente às 12 horas, desde a data de inauguração da Rádio Difusora, no dia 24 de novembro de 1948.


Livro homenageia o político e jornalista Josué Pai/Foto: Divulgação

Segundo o diretor presidente do IDD, trata-se de um resgate histórico feito durante um levantamento de dados em jornais da época na Biblioteca Pública de Manaus. As Crônicas publicadas no periódico “O Jornal” em 1946 foram selecionadas por 18 colaboradores do Instituto e transformadas em livro pelo revisor Lucio Bezerra Menezes. Ainda de acordo com Duarte, a família de Josué Pai não tinha conhecimento da confecção do livro, e que só aconteceu quando o livro estava pronto.

“Foi uma publicação do Instituto dentro de um projeto resgatar um pouco da história do Estado e da Cidade de Manaus homenageando pessoas que tiveram papéis importantes pra história da comunicação como é o caso de Josué Claudio de Souza”, disse.

Cerimônia de lançamento do livro “Crônica de Manaus”/Foto: Divulgação
Josué Neto autografa um dos exemplares do livro/Foto: Divulgação
…e o discurso de agradecimento falando sobre a obra do avô/Foto: Divulgação

Entre os familiares de Josué Pai presentes no evento, estavam o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Josué Claudio de Souza Filho, e o Deputado Estadual Josué Claudio de Souza Neto (PSD), que lembraram um pouco de quem era o homenageado, principalmente no cuidado com as pessoas e com os animais.

“Acho que faltava isso na história do meu avô, uma pessoa que deixou o seu legado familiar, profissional, pessoal, e na comunicação do Amazonas, com a criação de uma emissora de rádio que serve a população, não só para levar a informação, mas o amor e o cuidado com as pessoas, que era uma marca dele e que tem se perpetuado na empresa que ele criou”, disse Josué Neto.

Também participaram do Lançamento do Livro o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Ari Moutinho Júnior, o Chefe da Casa Civil do Estado, José Pacífico, os secretários Estadual e Municipal da Cultura, Robério Braga, e Bernardo Monteiro de Paula, respectivamente, o poeta e escritor Thiago de Mello, o arcebispo de Manaus Dom Sérgio Castriani,

Artigo anteriorPatrocinador do Boa é xingado por contratação de Bruno
Próximo artigoEmbaixador alemão ratifica cooperação entre Amazonas e Alemanha

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui