As empresas do PIM demitem mais de 5 Mil trabalhadores na semana

Centenas de demitidos hoje, 29, nos Metalúrgicos do Amazonas.
Centenas de demitidos hoje, 29, nos Metalúrgicos do Amazonas.

A Copa está chegando a Manaus e, com ela, milhares de demissões no Polo Industrial de Manaus. A previsão do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas é que até sexta-feira, 30, o setor de Homologação do Sindicato deva registrar algo em torno de cinco mil demissões, promovidas pelo setor de Eletroeletrônicos.
A empresa que mais demitiu essa semana foi a Philco da Amazônia, com 800 rescisões contratuais homologadas no Sindicato dos Metalúrgicos. Na sequência vem a CCE Lenovo, com 580 trabalhadores demitidos, a Samsung Eletrônics, com 450; a Salcomp, com 120. A Flex, LG, Honda Loock, Envision completam o quadro de demissões em número menores.
Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Valdemir Santana, esse pessoal teria sido contratado como temporários para fazer o estoque de eletroeletrônicos para a Copa do Mundo de Futebol. “Como os estoques estão parados nas lojas, as empresas resolveram liberar os funcionários”, disse.
O problema é que as empresas aproveitaram para embutir na lista de demitidos, mulheres grávidas, trabalhadores acima de 45 anos, trabalhadores doentes. O presidente do Sindicato, disse que vai entrar com Ação Coletiva no Ministério Público do Trabalho. “As empresa tem que se explicar e dizer porque estão dando esse presente aos trabalhadores”, concluiu Valdemir.


Artigo anteriorJosé Melo emite Nota de Pesar pela morte de Pedro Falabella
Próximo artigoExames periódicos são essenciais para a boa saúde do trabalhador

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui