Exposição no Complexo Turístico Ponta Negra celebra aniversário de Manaus

Fotos: Arquivo Otoni Mesquisa / Divulgação Manauscult

Integrando a programação especial do aniversário de 350 anos de Manaus, a Prefeitura de Manaus estreará nesta terça-feira, 22/10, às 17h, a exposição “Manaus 350”, que reunirá obras do artista visual e historiador amazonense Otoni Mesquita. A mostra estará instalada no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste da capital.


A exposição, com curadoria, pesquisa e intervenção artística de Otoni Mesquita, retratará, em 75 imagens, pontos turísticos e históricos, além de visões particulares do artista sobre Manaus durante os séculos 18, 19 e 20, proporcionando ao público, a possibilidade de rever lugares antes de suas transformações ao longo dos anos.

“Eu quis trazer o ponto de vista daquilo que não é tão visível hoje em dia, nesta cidade onde as imagens paralisaram no século 21, sem grandes mudanças. É uma memória realmente de Manaus, recortes que trazem saudosismo, como os Benjamins na Eduardo Ribeiro, o Parque do Mindu. Posso dizer que são imagens de outras Manaus, que desapareceram com o passar do tempo e a exposição possibilitará rever grande parte deles”, pontuou Otoni.

Fotos: Arquivo Otoni Mesquisa / Divulgação Manauscult

A exposição ficará localizada no estacionamento do calçadão da Ponta Negra, próximo à feira de artesanato, por tempo indeterminado, e contará, também, com imagens do acervo da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom). A área em volta da exposição, com o mirante com vista ao Rio Negro, enaltece uma das principais inspirações do artista em algumas de suas obras.

“Parte das imagens escolhidas do meu acervo são gravuras e fotografias. Algumas eu descolori, colocando-as em preto e branco, e outras eu colorizei, dando um céu mais vivo, o céu de Manaus, que é contemporâneo, tem sua característica e que vai ser um elemento que vai aparecer com muita frequência nas obras”, ressaltou Mesquita.

Artigo anteriorDetran-AM fiscalizou mais de mil veículos em cinco dias
Próximo artigoPolo agroindustrial poderá ser instalado em Itacoatiara

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui