Ficou o ‘sentimento de otimismo’ depois da reunião com Haddad para salvar a ZFM, na reforma tributária

Ministro Fernando Haddad fala da sua disposição em acatar a pauta, ao lado do governador Wilson Lima e do deputado Sidney Leite - foto: Senado

Parlamentares e políticos do Amazonas entregaram carta proposta, nesta quarta feira (05), ao ministro da Fazendo Fernando Haddad, contendo os seguintes pilares: que o Amazonas não perca receita, que um dos pontos especial, onde trata dos direitos constitucionais da Zona Franca de Manaus (ZFM), não sejam corrompidos e manter o Estado competitivo em seu direito de ter os devidos incentivos.


Diante de uma reunião onde só dois parlamentares da bancada federal foram faltosos na reunião no Ministério da Fazenda – Plínio Valério e Cap. Alberto, os demais sete deputados e os dois senadores juntamente ao lado do governador Wilson Lima, e seus técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado, apresentaram ao ministro Fernando Haddad e aos seus técnicos do Ministério, o que são os três pilares básicos que o Amazonas não pode perder nesta reforma tributária. A pauta poderá ser votada até sexta feira (07).

A pressão contra a ZFM é algo que o governador e a bancada federal já conhecem, isto vem de loga data, porém, neste momento crucial para que uma matéria como a da reforma tributária não venha prejudicar a ZFM, é que veio um sinal positivo do próprio ministro da Fazenda, onde há o entendimento, claro, necessário para que a Zona Franca tenha que ter seus incentivos e sua proteção mantidos.

Senadores Omar Aziz, Eduardo Braga, ministro Fernando Haddad, deputado Sidney Leite – foto: divulgação Senado

Peso Unidos

Wilson Lima veio para Brasília, e junto com os deputados e senadores, todos coesos numa proposta que tem a participação de todos (menos os faltosos), isto foi levado ao ministro Haddad, que no encontro com os políticos amazonenses garantiu existir também uma determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que a ZFM tenha seus direitos preservado, ressalvados.

Haddad afirmou que isto é um compromisso velado do presidente da República, o que de certo modo tranquiliza a bancada federal, bem como tem o reconhecimento do governador, que destacou que o Governo Federal pode contar com a votação em apoio à reforma de toda bancada amazonense.

Senador Omar Aziz fala do seu otimismo após reunião com o ministro Haddad – foto: divulgação Senado

Reconhecimento e otimismo

Haddad disse ainda que pontos exigentes de parceiros do País, como o Mercosul, entre outros acordos que o Brasil tem, e é exigido que se tenha uma política firme de preservação da Amazônia, e o papel, um deles, da ZFM é o de justamente proteger a mata.

Otimistas, Eduardo Braga e o coordenador da bancada, Omar Aziz falaram que acreditam que a ZFM e o Amazonas terão seus pontos ressalvados, e este compromisso vem amarrado politicamente pelo próprio presidente Lula. Diante disto, é nesta confiança que os amazonenses depositam a manutenção de tais conquistas, e podermos seguir com um Estado combativo, competitivamente atraente e constitucionalmente defendido em seu maior modelo econômico, a ZFM.

Se Brasília, Agência Norte – Marlen Lima

Artigo anteriorAvenida Coronel Teixeira será interditada para Espetáculo da Esquadrilha da Fumaça
Próximo artigoGoverno do Estado abre edital para apoio a festividades folclóricas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui