Fortalecimento do esporte amazonense é discutida em Conferência Estadual

Foto: Ascom/TJDAM

Propostas para o desenvolvimento do desporto amazonense estiveram em pauta durante a 1ª Conferência Estadual de Esporte e Política Públicas, que aconteceu neste sábado (24), na sede do Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJDAM), no Vieiralves. O evento reuniu autoridades públicas, especialistas e apoiadores do segmento, que discutiram formas de incentivar as diferentes modalidades esportivas em Manaus e no Estado.


Um dos destaques do encontro foi a apresentação do projeto “Adote uma Comunidade”, realizada pelo professor Hélio Veiga Lima, presidente da Federação das Ligas Desportivas do Estado do Amazonas (FLDAM). A iniciativa, que está aberta a parcerias públicas e privadas, propõe a criação de núcleos esportivos como uma solução para o mau uso dos espaços públicos e pretender ser uma alternativa de combate ao tráfico de drogas e ao sedentarismo, promovendo a integração das famílias e das comunidades.

Nessa linha, o presidente da Federação Amazonense de Tiro Esportivo, Taner Verçosa, defendeu que Manaus tenha um centro de iniciação ao esporte voltado à juventude. “A Prefeitura tem condições de ter um espaço para incentivar as bases, com suporte de médicos, assistentes sociais e merenda escolar. Se dermos estrutura para a garotada, encarando o esporte também como uma questão de saúde pública, vamos contribuir muito com a melhoria da qualidade de vida dentro da nossa cidade”, disse.

Foto: Ascom/TJDAM

EXEMPLO NA INICIATIVA PRIVADA

A Lei nº 11.438, sancionada em 2006, tornou-se um instrumento importante para o crescimento do esporte brasileiro ao oferecer incentivos fiscais a pessoas físicas ou jurídicas que patrocinem projetos desportivos e paradesportivos previamente aprovados pelo governo federal. Apesar da existência de incentivos como esse, poucos empresários no Amazonas investem efetivamente no segmento.

Uma das exceções é o empresário Romero Reis, proprietário da RD Engenharia, do ramo da construção civil. A empresa é uma das patrocinadoras do Manaus Futebol Clube, que recentemente se sagrou vice-campeão da Série D do Brasileirão, garantindo o acesso inédito do clube à Série C.

Em sua participação na 1ª Conferência Estadual de Esporte e Política Públicas, Reis destacou que o apoio da inciativa privada é fundamental para sanar as dificuldades que o esporte amazonense enfrenta. “Os recursos são escassos e as necessidades infinitas, então nesse ponto a inciativa privada é um caminho possível”, afirmou o empresário, que também é vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese).

“Sou ex-atleta e tenho uma ligação forte com o esporte, sei como ele é importante como instrumento de inclusão social e de auxílio à educação. Os equipamentos esportivos em Manaus são abundantes, e se houver uma política para a utilização deles de forma adequada, isso virá de encontro às necessidades da população. Da nossa parte, posso dizer que onde nós estivermos vamos contribuir para o esporte ter um lugar à altura na sociedade”, finalizou.

Artigo anteriorAutoritarismo – Flávio Lauria
Próximo artigo‘Encontro dos Polos Municipais da Agricultura Familiar’ reúne 200 produtores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui