FUnATI completa 16 anos de serviços especializados para as pessoas idosas

Foto: Divulgação/FUnATI

Neste mês de novembro, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) celebra 16 anos de atuação como um centro de referência de Ensino, Pesquisa, Extensão e Assistência à Saúde voltado para questões relacionadas ao envelhecimento e formação de recursos humanos na área de Gerontologia e Saúde da pessoa idosa. Atualmente, a fundação conta com cerca de 3 mil alunos beneficiados.


Criada como núcleo acadêmico da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) no dia 17 de novembro de 2007, a FUnATI possui hoje sede própria localizada no bairro Santo Antônio com oficinas gratuitas, além de serviços especializados em saúde na Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro.

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, destaca que a fundação é reconhecida nacional e internacionalmente pelas pesquisas sobre o envelhecimento do homem da floresta e por sua fomentação no processo educativo quanto ao envelhecimento e longevidade com qualidade de vida.“Ao longo desses 16 anos de história, a instituição vem atuando nos âmbitos do ensino, extensão, pesquisa e saúde, atuando em diversas especialidades médicas na nossa policlínica.”, disse o gestor.

Reitor da FUnATI, Euler Ribeiro – Foto: Divulgação/FUnATI

‘Forças para continuar’

Uma das alunas que acompanham a FUnATI desde o início é Francisca Feijó, de 77 anos. Ela iniciou suas atividades na fundação após ficar viúva, em 2012.

“Em 2012 perdi o meu esposo, no qual era casada há 49 anos e encontrei meu refúgio na FUnATI, estou aqui desde então. Atualmente, faço aulas de Fisioterapia Preventiva e Dança, mas já fiz várias atividades ao decorrer dos anos. Esse lugar é a minha segunda casa, aqui me sinto bem e fiz grandes amigos que me deram forças para continuar”, disse a aluna.

Projetos e avanços

Na área de Pesquisa, o Governo do Amazonas tem investido em estudos sobre envelhecimento e longevidade da população amazônica. Em 2022, a FUnATI inaugurou o Centro de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Gerontec) e hoje conta com dois grupos, um na área de pesquisas biomédicas e desenvolvimento de produtos para a saúde e outro na área da Gerontologia Social e Psicológica com desenvolvimento de processos para a melhoria do envelhecimento.

No campo do Ensino, destaca-se a qualificação de profissionais de áreas diversas que atuam ou desejam atuar no segmento da pessoa idosa, com ofertas de cursos de capacitação, seminários, palestras, encontros, workshops, programa de preparação para a aposentadoria e campanhas educativas.

A pró-reitoria de Extensão da instituição oferece oficinas com mais de 40 modalidades destinadas a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos de idade. Neste, o Coral da FUnATI apresentou o “Musical Amazônia”, no Teatro da Instalação, enquanto o Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares levou o espetáculo “Estórias que meu pai contou” ao palco do Teatro Amazonas.

A pró-reitora de Assistência à Saúde acompanha e coordena o cuidado de idosos, por especialistas multidisciplinar como médicos na área da clínica médica, cardiologia, ginecologia, oftalmologia e psiquiatria, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia, assistente social, enfermeiros, farmacêutica, técnico de enfermagem, Telediagnóstico ECG, gerontólogos (pele-Terapia, endermologia), e programas voltadas à saúde da mulher.

Este ano avança com a implantação do programa nacional de telediagnóstico à distância nos municípios do Amazonas. O programa visa ampliar o serviço de diagnóstico e exames cardiológicos realizados de forma online, como exames com laudos de eletrocardiogramas (ECGs) e discussão de casos clínicos online. A ação integra o serviço de telediagnóstico da Oferta Nacional fomentado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde (MS).

Histórico

Em 11 de julho de 2018, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou por unanimidade o Projeto de Lei (PL) de número 125/2018 que criou a Fundação da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), levando em consideração a relevância das atividades da instituição em prol da população idosa do Amazonas. UnATI/UEA passou então a ser FUnATI, em virtude da sua independência técnica adquirida.

 

Artigo anteriorTraficantes que atuam na área da Manaus Moderna são presos
Próximo artigoAmazonas adere ao Programa Brasil Sem Fome

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui