Com a possível saída da titular da Secretaria Municipal de Educação, Dulce Almeida, um dos nomes cogitados nos bastidores é o de Gedeão Amorim. A atual secretária deve deixar o cargo para concorrer a uma das cadeiras da Câmara Municipal de Manaus (CMM) nas eleições do próximo ano.
Gedeão já ocupou posto público. Ficou mais conhecido como secretário de Estado da Educação do Amazonas.
De lá para cá, tornou-se um nome forte nesta área do Estado. Para ele, ainda é necessário melhorar a Educação como um todo.
À frente da Seduc entre 2005 e 2012, Gedeão implantou o Sistema de Gestão Educacional e do Centro de Mídias da Educação. Por meio do programa, os jovens poderiam cursar o ensino médio dentro da própria comunidade.
Além disso, durante a gestão de Gedeão, foram implantados os Cetis – escolas de tempo integral. Essas unidades de ensino costumam ser disputadas no período de matrículas.
De 2017 a 2020, quando foi vereador, Gedeão também contribuiu com a educação local. O parlamentar também apoiou a Secretaria Especial de Saúde Indígena.
Gedeão Amorim é formado em filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), especialista em Antropologia Amazônica e mestre em Administração na área de Políticas e Gestão Institucional. Além da Seduc e da CMM, ele também já ocupou uma das cadeiras de Brasília como deputado federal pelo Amazonas.