Governo e Bringel levam atendimento odontológico as escolas estaduais

Governador David Almeida destacou a importância do programa/Foto: Divulgação

Uma parceria entre Governo do Amazonas e grupo Bringel, via Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (Seduc), está levando às escolas da rede pública estadual, tratamento odontológico aos alunos.
Conhecido como “Sorriso Nota 10”, o projeto itinerante leva atendimento odontológico a estudantes em escolas de diferentes zonas da capital. A carreta atende, semanalmente, duas unidades de ensino da rede pública estadual.


Depois de receberem palestra sobre educação e cuidados bucais, os estudantes são atendidos com os serviços de profilaxia, aplicação de flúor, extração de dente, restauração. Em alguns casos, é feita avaliação para constatar a necessidade de atendimento de alta complexidade e caso haja necessidade, o paciente é indicado para um centro de atendimento de referência.

Carreta “Sorriso Nota 10”/Foto: Divulgação

O “Sorriso Nota 10” já atendeu 55 mil alunos em 18 escolas da rede estadual de Manaus. O titular da Seduc, professor doutor Arone do Nascimento Bentes salientou que a estimativa é atender todos os 450 mil alunos matriculados na rede estadual de ensino.

Na última semana, a carreta iniciou o atendimento na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI), Lecita Fonseca Ramos, localizada no Igarapé do Passarinho, na zona norte de Manaus. De acordo com a Seduc, 500 estudantes foram atendidos pelo projeto.

O governador David Almeida, que esteve na escola participando da entrega de tablets para estudantes e professores, destacou a importância do programa. “O cuidado com os dentes é muito importante e, quando isto pode ser feito na escola, melhor ainda, porque demonstra o compromisso da educação com a saúde bucal. Além de ser também uma ação educativa”, observa.

Governador David Almeida destacou a importância do programa/Foto: Divulgação

A coordenadora técnica do “Sorriso Nota 10”, Roseane Costa, destacou que o projeto é bem aceito pelos alunos, mas que em algumas áreas da cidade, os pré-adolescentes apresentam certa resistência por medo ou desconhecimento do assunto. “Observamos um número alto de alunos com cáries porque não têm conhecimento sobre os cuidados bucais básicos. Alguns até dividem a mesma escova do irmão ou irmã, o que aumenta a incidência das doenças bucais”, explicou a técnica.

De acordo com informações da Seduc, o projeto “Sorriso Nota 10” está em estudo para que possa ser ampliado e atender também às escolas do interior do Estado. Iranduba, Itacoatiara e Parintins devem ser os primeiros contemplados com a iniciativa, segundo previsão da Seduc.

 

Artigo anteriorFocus: Inflação e crescimento econômico podem ser menores este ano
Próximo artigoPedidos de suspensão de denúncia contra Temer rejeitados pelo STF

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui