IBGE inicia teste para o Censo Demográfico 2022 em Novo Remanso

Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (4), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia entrevistas com moradores para os testes para o Censo Demográfico 2022 nos 26 Estados e no Distrito Federal. No Amazonas, o local escolhido para o teste do Censo foi a comunidade ribeirinha de Novo Remanso, em Itacoatiara (a 175 quilômtros de Manaus).

No teste para o Censo, serão avaliados os equipamentos e sistemas de coleta, os questionários e a abordagem ao informante nos contextos locais. O teste inclui todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta, mobilização dos moradores e comunicação com a mídia.No total, 20 pessoas estão trabalhando diretamente no evento-teste do Censo em Novo Remanso, que também tem o objetivo de proporcionar experiência para esses servidores que atuarão no Censo Demográfico do ano que vem.

Obedecendo aos protocolos de segurança sanitária, em Novo Remanso, 13 recenseadores do IBGE farão uso de abordagens alternativas e complementares de coleta de dados no teste: presencial, por telefone e por internet. As três formas de coleta serão utilizadas no recenseamento oficial do ano que vem. Além disso, ao irem aos domicílios dos moradores para a coleta de dados presencial, todos os recenseadores utilizarão máscaras e proteção facial.

Para o Chefe do IBGE no Amazonas, Ilcleson Mendes, o teste será muito válido para observar em detalhes como está a preparação para o Censo 2022. “O teste será fundamental para testar toda a tecnologia e sistemas que estão sendo pensados para o Censo, mas, não só isso: será fundamental também para a gente experimentar a nossa equipe, o desempenho, a comunicação, a gestão da equipe, o entrosamento, e, de certa forma, testar também o nosso planejamento para a realização do Censo no próximo ano”, destacou.

O teste nacional para o Censo 2022 acontece em localidades estrategicamente selecionadas por suas características regionais. No Amazonas, Novo Remanso integra o município de Itacoatiara, e possuía aproximadamente 1.600 domicílios, de acordo com o Censo Demográfico de 2010.

A comunidade foi o local escolhido no Amazonas para o teste do IBGE por uma série de fatores, incluindo ser de fácil logística; ser bem definida em seus limites, e ter, também, domicílios e população estimada de tamanho ideal para o teste. Para o Chefe do IBGE no Amazonas, o teste em Novo Remanso, especificamente, vai permitir experimentar a operação censitária numa área semelhante à realidade geral do Estado. Para ele, Novo Remanso “não é algo tão próximo do que é Manaus, que tem uma infraestrutura um pouquinho melhorada, e também não é aquele ‘interiorzão’ do Estado. É um meio termo, e vai permitir a gente experimentar conexão de internet, como as pessoas recebem os recenseadores”, destacou.

Ilcleson lembrou ainda que a internet é fundamental para a realização do Censo, e Novo Remanso “coloca a gente numa realidade muito próxima do que a gente vai enfrentar em 2022”. Para ele, “se o teste fosse num bairro de Manaus, teríamos outras dificuldades, como a receptividade das pessoas, provavelmente, mas com infraestrutura melhor do que encontraremos em Novo Remanso”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui