Inadimplentes também podem solicitar cartão de crédito; saiba como funciona

Foto: Divulgação/iStock

Apesar das chances de aprovação serem reduzidas, pessoas inadimplentes podem solicitar novos cartões


De acordo com dados da Serasa, em 2022, o Brasil atingiu a marca de 65 milhões de pessoas negativadas pelos órgãos de proteção ao crédito. Estar com o nome sujo não é sinônimo de ser mau pagador, pois essa marca apenas reflete o cenário de crise financeira que o país vem enfrentando nos últimos anos, algo que foi agravado pela pandemia do Covid-19. Por esse motivo, os bancos e as instituições financeiras acabaram facilitando um pouco mais a vida daqueles que estão inadimplentes, possibilitando a solicitação e possível aprovação de novos cartões de crédito.

É válido ressaltar que qualquer pessoa pode pedir um cartão, independentemente da sua situação com as dívidas. A questão é que quem tem o nome sujo tem menos chances de ter a solicitação aprovada, pois os riscos sempre são avaliados com base na dívida do inadimplente. Algumas instituições financeiras são mais flexíveis a esse respeito, pois são preparadas para lidar com uma margem de risco maior, mas tudo vai depender do tamanho da dívida do negativado.

Existem até mesmo instituições especializadas em oferecer crédito para inadimplentes, o que acaba sendo a saída da maioria. Por outro lado, os limites oferecidos costumam ser bem baixos e as taxas de juros, maiores, então existem prós e contras. Hoje em dia, os bancos de internet se destacam nesse quesito, pois são os que costumam dar mais oportunidades de cartão de crédito para negativado com limite, mas o processo para aumentar esse limite pode ser mais rigoroso.

Outra alternativa bastante utilizada são os cartões pré-pagos, onde o limite está atrelado a um saldo de uma conta-corrente. Nesse caso, você só pode gastar o valor que já tiver investido no cartão, sendo necessário recarregá-lo regularmente para continuar usando. Não é a melhor opção para quem não conta com muito dinheiro disponível e precisa de limite para parcelar as compras, mas certamente é uma das mais seguras, pois evita que o negativado acabe se enfiando em mais dívidas.

Por último, também é possível requisitar um cartão de crédito consignado, que seria a alternativa mais segura para um banco oferecer crédito a um inadimplente. Nesse caso, o valor mínimo da fatura é descontado diretamente na folha de pagamento do indivíduo, então o banco nunca sai de mãos vazias, e a pessoa consegue continuar utilizando o crédito normalmente. Só é necessário se atentar em pagar o restante da fatura em dia; caso contrário, vai se acumulando e sendo acrescido de juros.

Artigo anteriorEstudantes do Rio de Janeiro instalam painéis solares em escola municipal no Pará
Próximo artigoSeinfra realiza obra para recuperação de processo erosivo na orla de Japurá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui