Institutos Federais são excluídos do ranking ENEM 2015 por Escola

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Foi com grande surpresa que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) recebeu a notícia de que os Institutos Federais de todo o país tiveram as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2015 desconsideradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão realizador do exame.


Segundo o INEP, os institutos federais não fazem mais parte do público-alvo do “ENEM 2015 por Escola”, pois os mesmos ofertam cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e não o Ensino Médio “regular”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

De acordo com o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Marcelo Bender Machado, o Conselho não tinha ciência de que a Rede Federal seria desconsiderada na última avaliação do Enem. “As instituições da Rede vêm crescendo positivamente no ranking. Portanto, tínhamos uma expectativa diferente para a divulgação do resultado. Cabe-nos, agora, dialogar e tentar reverter esta situação”, afirma.

 

No ano passado, o IFAM classificou-se entre as dez melhores instituições na capital com o campus Manaus Centro e no interior garantiu o 3º, 4º e 5º lugar com os campi Maués, Parintins e Presidente Figueiredo, respectivamente.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, ainda destaca que apesar do INEP não ter comunicado aos IFS sobre a retirada dos mesmos do ranking, as instituições cumprem a carga horária exigida por lei.

“É difícil acatar a justificativa do INEP de que o Ensino Médio Integrado não é o Ensino Médio Regular, tendo em vista que atendemos toda a carga horária prevista em Lei que é de 2400 horas”, disse ele reafirmando que esta situação fragiliza os Institutos Federais perante a sociedade.

Artigo anteriorPF indicia Lula por corrupção em favor de sobrinho através da Odebrecht
Próximo artigoCampanha de Multivacinação no Amazonas aplicou mais de 114 mil doses

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui