IPEMs do norte estão no mesmo nível de qualidade dos demais, diz coordenador

Coordenador Regional, no Fórum, em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes
Coordenador Regional, no Fórum, em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes
Coordenador Regional, Omer Pohlmann em reunião, em Manaus/Foto: Alfredo Fernandes

Na avaliação do coordenador da Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro, Omer Pohlmann, os trabalhos de fiscalização de produtos e serviços feitos pelos Institutos de Pesos e Medidas (Ipems) da região Norte estão no mesmo patamar de qualidade que os demais dos estados brasileiros.

A afirmação foi feita ontem, terça-feira (22), durante a reunião da Rede Regional Norte Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).


O evento está sendo coordenado pelo Ipem-AM e se estenderá até 25 de julho no Da Vinci Hotel, zona centro-sul de Manaus, tendo a participação dos Ipems do Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e diretoria do Inmetro do Rio de Janeiro. O objetivo do encontro é discutir os novos planejamentos das atividades de fiscalização para os anos de 2015 a 2018 com o intuito de trazer mais qualidade e padronização nas atividades de fiscalização de produtos e serviços.

“Temos na região norte um trabalho padrão como nos demais estados brasileiros. Conseguimos trazer uma padronização e crescer muito em abrangência e na qualidade dos serviços, pois temos estados que têm potencial de crescimento. E o Ipem Amazonas tem feito um grande trabalho para e se tornando referência na região, com os investimentos que buscam melhorias para o consumidor”, avaliou Omer Pohlmann.

Segundo o diretor do Ipem-AM, Márcio Brito, a avaliação do coordenador Omer Pohlmann reforça o que o órgão do Amazonas tem feito para trazer mais qualidade e confiabilidade da população junto aos produtos e serviços consumidos. Brito explicou que o Ipem-AM está iniciando o planejamento do próximo quadriênio (2015-2018) e que o mesmo leva em consideração as características regionais, como a subida e a descida dos rios e as regularidades das embarcações. “Tudo isso deve ser observado para que o consumidor da capital e do interior tenha a garantia de fazer uma boa compra no comércio”, comentou Brito.

Investimentos – O titular do Ipem-AM enfatizou que o Governo do Amazonas está realizando investimentos para aprimorar ainda mais a atuação do órgão no Estado. “Estamos trabalhando para aumentar nossa área de cobertura. Em outubro deste ano, estamos inaugurando um grande terminal de inspeção e certificação de veículos com cargas perigosas que vai ter várias atividades, como fiscalização em caminhões tanques e espaços exclusivos para taxistas com uma estrutura maior para que possamos ampliar a nossa atuação. Quem ganha é a sociedade que terá uma prestação de serviço com mais qualidade”, afirmou.

Atividades – O Ipem-AM é um órgão delegado do Inmetro e vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan) do Governo do Amazonas. Entre as atividades do órgão, estão os serviços de proteção aos direitos do consumidor, como a fiscalização de instrumentos de pesar e medir utilizados para fins comerciais, industriais, processos e serviços, como balanças, bombas de combustíveis e taxímetros, além de produtos da cesta básica.

O órgão também realiza a verificação de todos os produtos regulamentados, como preservativos, extintores de incêndio, produtos têxteis, materiais elétricos de baixa tensão, brinquedos e veículos que transportam produtos perigosos.

Artigo anteriorJustiça do Trabalho implanta Processo Eletrônico, em Itacoatiara/Am
Próximo artigoRamais e estradas do Careiro da Várzea no AM, em fase de conclusão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui