Jogos Escolares animam estudante-atletas da Coordenadoria Distrital de Educação 3

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc

Mais de 200 estudantes-atletas que fazem parte da Coordenadoria Distrital de Educação 3 realizaram, na manhã desta quarta-feira (17), a abertura XII Jogos Escolares. O palco da abertura foi na Escola Estadual Humberto de Campos, na rua Loris Cordovil, Alvorada, zona centro-oeste de Manaus, e contou com a presença, além do coordenador da área, Raimundo Cleocir, como também dos coordenadores de outras CDEs, que foram prestigiar o evento. O evento é uma ação do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).


“A importância dos jogos da Coordenadoria Distrital 3 é grande, porque nós temos 38 escolas, cujos alunos irão participar com a finalidade de classificarmos as melhores equipes em cada modalidade para os jogos escolares do estado do Amazonas. Teremos disputas nas modalidades de futsal, handebol, futebol de campo, tênis de mesa, queimada, entres outras modalidades. Os nossos jogos terão abertura hoje (17) e a participação dos nossos alunos, gestores e professores de educação física é intensa. Os jogos nada mais são que algo para trazer os nossos alunos para mostrar as modalidades que os professores de educação física estão trabalhando, na questão esportiva e desportiva da Coordenadoria Distrital 3″.

O coordenador acrescenta que o importante é incentivar os alunos para a prática desportiva e a partir disso, fazer com que os jovens atletas aprendam as regras do esporte e com competitividade e disciplina passem a correr atrás de seus objetivos. “Respeitando as regras, estão respeitando os passos dos seus adversários e, dentro de quadra, não é uma batalha, é um jogo que ao término todos nós somos amigos e voltamos para casa felizes”, disse.

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc

Para a professora de educação física da Escola Estadual Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, Juliana Paz, 27, durante os jogos escolares, os alunos aprendem na prática a importância de correr atrás dos objetivos. “Os jogos são um momento importante porque os alunos podem vivenciar não somente o esporte, eles conseguem colocar em prática, a união e todos os valores que estão por trás do desporto”, afirmou. Os alunos em geral destacam a importância de exigirem notas boas para poder jogar.

“A modalidade que vou participar é o futebol de campo, o evento é importante para o desempenho do aluno, para se esforças para mante notas boas, porque os professores falaram que se a gente não tirar notas boas não vai jogar”, contou o aluno Manoel Felipe Souza Freitas, 15, da Escola Estadual Adelaide Tavares.

Na busca pela medalha de ouro, a estudante Hillary Victória Gomes Batalha, 13, vai disputar os jogos escolares no futsal. “Eu acho que os jogos estão ocupando o nosso tempo com uma coisa boa, o futsal pra mim é um esporte para inteligentes, não é um esporte que qualquer um pode jogar. Para poder jogar, os alunos tem que mostrar que tira nota boa e a aqui toda a equipe tira nota boa”, comentou a aluna.

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc

CDE 4 – No último dia 16 de maio, foi a vez da Coordenadoria Distrital 4 fazer a abertura os jogos escolares para as escolas estaduais da área. O evento inicial foi realizado no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, na Compensa, Zona Oeste de Manaus, para a abertura dos Jogos escolares do Amazonas (JEAS) que ocorreu nesta quarta-feira (16), às 9h e foi direcionada a Coordenadoria do CDE 4, com direito a desfiles das escolas da Coordenadoria, com faixas, bandeiras e muita animação, como pede o “espírito olímpico”. A solenidade teve a presença do secretário Executivo Adjunto da Capital, Carlos Antônio Magalhães Guedelha.

Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc

Seletiva – Os jogos escolares das Coordenadorias Distritais de Educação servem como seletiva para os Jogos Escolares do Amazonas, na qual o campeão de cada modalidade, no infantil e juvenil, vai representar a escola junto outros 12 mil estudantes-atletas da capital e interior na disputa pela medalha de ouro. A abertura oficial está prevista para acontecer no dia 20 de julho na Arena Amadeu Teixeira e a fase final de 19 a 29 de julho.

PRÓXIMOS EVENTOS:
Coordenadoria             Data            Horário              Local
CEE 1                         19 de maio         9h               E.E. Ruy Araújo
CDE 6                        24 de maio         9h               E.E. Sebastiana Braga

Artigo anteriorMais de 10% dos pacientes internados receberam atendimento odontológico
Próximo artigoGovernador recebe visita de diplomata dos EUA para tratar da situação dos venezuelanos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui