Josué Neto propõe um ‘pacto pela vida’ e anuncia campanha de educação para o trânsito

Mesa da Audiência na ALEAM
Josué Neto propõe "pacto pela vida"/Foto: Divulgação
Josué Neto propõe “pacto pela vida”/Foto: Divulgação

O deputado Josué Neto, presidente da Assembleia Legislativa, está mobilizando a sociedade organizada e órgãos e instituições públicas, que atuam no segmento do trânsito local, para formar um “pacto pela vida”, com a redução dos índices de acidentes e mortes no trânsito em Manaus e no Amazonas.

Ele abriu o debate sobre o tema na manhã de hoje (03), e anunciou que o Legislativo Estadual irá promover uma campanha de informação, utilizando todos os recursos de mídia da Assembleia, para veicular mensagens diárias sobre educação no trânsito nos veículos institucionais – Rádio Aleam, TV Aleam, site e redes sociais.


Os auditórios da Assembleia, a Escola do Legislativo e a Universidade da Assembleia (Unialeam) também serão acionadas para organizar e sediar debates e reuniões sobre educação de trânsito e divulgação de campanhas e eventos. Ao propor o pacto pela vida, Josué Neto pediu o apoio de toda a sociedade, no sentido de construir uma grande rede para que se possa “fazer deste ano de 2014 um ano com menores índices de acidentes e mortes no trânsito”.

O debate reuniu representantes do Detran-AM, Polícia Militar, Batalhão de Trânsito, Manaustras, SMTU, Prefeitura de Manaus, Igrejas Católica e Evangélica, Associação dos Deficientes Físicos (Adefa), Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), CDL, OAB, Ministério Público, Câmara Municipal, Grupo Pedala Manaus, empresas de ônibus, Associação de Mototaxistas, Trânsito Manaus, Associação dos Taxistas,  Sindicato das Auto-escolas e ainda todos os veículos de comunicação da cidade.

A ação do presidente Josué Neto recebeu apoio e elogios de todos os representantes presentes, que destacaram em seus pronunciamentos, a natureza positiva do “Pacto pela Vida” e seu direcionamento para a educação no trânsito, considerado por todos, o melhor caminho para viabilizar um trânsito mais seguro nas cidades. Os gestores presentes reconheceram que um dos principais problemas é a falta de disciplina no trânsito e o respeito às leis e às pessoas.

Para Josué Neto, hoje o trânsito já não é mais apenas um problema de planejamento urbano, mas um problema social, e como tal precisa ser encarado pela sociedade como um todo. “Para isso é necessário um Pacto Social que envolva os governantes, os poderes constituídos, os representantes do povo, os órgãos públicos, as instituições da sociedade civil organizada e da iniciativa privada”, defendeu.

“Todos unidos, enfim, devem se unir por uma causa única que pode evitar a perda de centenas de vidas, milhares de mutilações que acontecem todo ano nas ruas das nossas cidades. E esse drama não é mais só de Manaus, pois no interior do Estado, em municípios como Parintins, Coari, Manacapuru, Maués e Presidente Figueiredo, dentre outros, os acidentes começam a se multiplicar numa escalada perigosa e triste”, afirmou.

Artigo anteriorPleno do Tribunal de Contas do Amazonas multa prefeito de Coari Adail Pinheiro
Próximo artigoComissão do Idoso da CMM vai avaliar acessibilidade da Arena no jogo Vasco e Rezende

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui